Campo Grande (MS) – A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul iniciou na manhã de hoje (13/03) o Curso de Habilitação de Oficiais (CHO), que após criterioso processo de seleção foram matriculados 52 alunos da graduação de subtenente, com objetivo de habilitar profissionalmente os ocupantes ao posto inicial do quadro Auxiliar de Oficiais da Polícia Militar (QAOPM) em suas funções gerais e específicas.
A Solenidade aconteceu no pátio da Academia de Polícia Militar e contou com as presenças do Comandante-Geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta, do Subcomandante-Geral da PMMS, coronel Valdecir Escalhar, do Chefe do Estado Maior, coronel Paulo Rogério de Carvalho Silva, Comandante da Academia da PMMS, coronel Cláudio Roberto Monteiro Ayres, subcomandante da Polícia Militar Rodoviária, tenente-coronel Elcio Almeida e representado o Comando de Policiamento Metropolitano, major Edilson Jose de Oliveira Ramos.
Durante a solenidade foram entregues as Insígnias de aluno do Curso de Habilitação de Oficiais que ingressaram tanto no critério merecimento quanto por antiguidade, onde contou com a presença de amigos e familiares dos militares.
Durante seu pronunciamento, comandante da Academia de Polícia, coronel Aires, pediu aos alunos do curso, extrema dedicação, e que aproveitem a qualidade que estará sendo oferecida, e na ocasião ainda lembrou, “a nossa instituição valoriza o conhecimento, a carreira policial, do nosso policial militar, onde entra soldado e galga até o oficialato”.
Saudando todos os presentes, o comandante da PMMS, coronel Waldir, destacou a importância de investir na formação técnica da tropa, e do empenho para a realização do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO), “Estamos orgulhosos iniciar mais um curso dentro da Academia de Polícia, tudo isso vem do planejamento, e de luta junto ao governo”. O Comandante-Geral ainda lembrou da valorização que está sendo dada ao policial militar, para que realmente tenha ascensão da carreira profissional.
Programação do Curso
A capacitação acontece nas dependências da Academia de Polícia Militar, onde o Curso de Habilitação de Oficiais será ministrado na modalidade presencial, perfazendo um total de 1200 (um mil e duzentas) horas-aula, distribuídas entre as disciplinas curriculares presenciais e atividades complementares.
As atividades presenciais serão ofertadas em período integral, conforme quadro de atividades confeccionadas pela seção de ensino do Centro de Ensino e Formação (CEFAP).
O processo de habilitação busca desenvolver as competências necessárias para a excelência do trabalho desenvolvido pelo oficial do quadro Auxiliar de Oficiais da PMMS, buscando ações de que constituam uma verdadeira construção do ensino-aprendizagem que possibilitem novas práticas, consciências e habilidades, além de dotar o futuro Oficial do Quadro Auxiliar de Oficias PM de capacidade de análise de questões atuais que envolvam o comando na execução das práticas específicas de administração geral e financeira.
Frederico Miranda – Comunicação PMMS
Confira a galeria de Fotos:

























































