Corumbá-MS- Na manhã desta quarta-feira (12/04) ocorreu a coletiva de imprensa, na sede do 6º Batalhão da Polícia Militar, o tema tratado no encontro são as ações entre a Polícia Brasileira e a Polícia Boliviana para deter os autores do roubo ocorrido a Brinks no País vizinho.

Estiveram presente o Comandante do 6º BPM Tenente Coronel Cesar Freitas Duarte, do Tenente Coronel do Comando de Policiamento de Área-3 Márcio Filgueiras de Moraes, do diretor da Agência Municipal de Segurança pública Jorge de Castro, do comandante da Polícia Boliviana em Porto Suarez Donato Herrera e do coronel boliviano Gonzalo Medina Sanches diretor da FELCC, que veio diretamente da cidade de Santa Cruz de La Sierra, onde as investigações prosseguem.
O BOPE- (Batalhão de Operações Policiais Especiais), a Polícia Militar de Corumbá e a Polícia Boliviana estão trabalhando em parceria nas investigações do roubo ocorrido na cidade de Roboré.
Segundo informações da Polícia Boliviana foram presos 02 brasileiros, 01 peruano e três bolivianos, sendo um homem e duas mulheres, acusados de envolvimento com a quadrilha, dando cobertura na fuga e até mesmo informações sobre o carro forte que transportava a quantia de 2 milhões de dólares, dinheiro levado no final de março.

O Tenente Coronel Freitas destacou a importância do trabalho de cooperação entre as duas policias facilita as investigações que já levam três semanas desde o ocorrido.
O Coronel boliviano Gonzalo Medina Sanches diretor da FELCC, agradeceu o empenho da polícia Brasileira e acabou repassando dados do brasileiro preso na comunidade de Naranjo, Mariano Tardelli, apontado como chefe da quadrilha e dono da fazenda, local onde os brasileiros teriam se refugiado logo após o assalto.
Além do Mário Tardelli, Gonzales disse que outro brasileiro, que não teve o nome revelado, foi preso na região de fronteira, com o apoio da PM. Em território boliviano, um peruano também foi detido. Ele é acusado de seguir o carro forte e repassar todas as informações da viagem, para a quadrilha.
As investigações também levaram a prisão de duas bolivianas, sendo acusadas e fornecer informações e “abastecer” o bando momento antes e depois do assalto.

“Já conhecíamos o modo operante dessa quadrilha, compartilhamos com a policia boliviana as informações, alertando sobre um plano de fuga muito bem planejado”.
Equipes do Bope vieram para Corumbá, compartilhar essas informações em uma cooperação internacional. .
Ao finalizar a coletiva de imprensa, o comandante da PM em Corumbá, informou que o comandante Medina e Herrera, serão agraciados com a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria da Polícia Militar brasileira. O agraciamento será no dia 19 de abril, em Campo Grande.
Assessoria de Comunicação Social do 6º BPM/CPA-3.







