Campo Grande(MS)- A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul por meio de suas unidades da capital e do interior e em especial, do 17º Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, está participando diariamente do movimento “Maio Amarelo” através de ações preventivas ao combate de mortes no trânsito.
Nos últimos dois anos, os índices de mortes no trânsito vêm caindo em Campo Grande, de 2014 para 2015, a diminuição foi de 15% e de 2015 para 2016, a diminuição foi de 14% e a meta é diminuir ainda mais. Estão sendo realizadas blitzes em vários pontos da cidade, campanhas educativas e palestras em escolas todas focadas em conscientizar a sociedade com foco nos motoristas sobre a importância do respeito às leis de trânsito e como o uso de álcool, drogas, uso de celular ao volante trazem consequências penosas para a vida.

Ações da PM nas ruas
“Não só no mês de maio, mas durante todo o ano, a Polícia Militar atua na prevenção de acidentes. As mortes no trânsito causam consequências para as famílias, para o estado, para a sociedade, uma perda irreparável e precisamos diminuir isso.”, ressaltou o Comandante Geral da PMMS, Coronel PM Waldir Riberio Acosta.
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

Integração da PMMS com a sociedade e os outros órgãos permite redução de mortes no trânsito em 2015 e 2016
A Assembleia-Geral das Nações em março de 2010 definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, com base em estudo da Organização Mundial da Saúde que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países.
As ações tem ocorrido por meio da integração dos mais de trinta órgãos que compõe o Gabinete de Gestão Integrada para o Trânsito, como a PM, Detran, Agetran, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado e Saúde e Corpo de Bombeiros Militar

Em todas as unidades, a PM vem institucionalizando o movimento.
De acordo com o Comandante do Batalhão de Trânsito, Tenente-coronel José Amorim Longatto, só com a integração e esforço de todos é possível tornar o trânsito mais seguro. Ele ressalta ainda que o foco da campanha está sendo nos jovens pois é a faixa etária em que mais ocorre acidentes.
“Estamos atuando junto as escolas, as famílias, organizando o policiamento de acordo com os mapas de acidentes e esperamos mais um ano de diminuição nos índices”, afirmou o Tenente-Coronel Longatto.







