Na noite da terça-feira, 25 de abril, teve início as atividades do Projeto de Extensão da Universidade Estadual de MS (unidade de Amambai) em parceria com a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar. O Projeto de Extensão articula o conhecimento científico produzido na universidade sobre a violência contra a mulher e nas relações de gênero com a atividade prática do Serviço de Prevenção à Violência Doméstica realizado pela Polícia Militar de Amambai através do Projeto Mulher Segura, que operacionaliza a Lei Maria da Penha realizando um atendimento diferenciado e humanizado às mulheres de Amambai e região pela Polícia Militar.
À frente do projeto de extensão pela UEMS está à professora Dra. Tânia Regina Zimmermann, especialista em relações de gênero. A Polícia Militar, por sua vez, atuará nas palestras com a equipe técnica que atua no Projeto Mulher Segura, composta pelo Sargento Geraldo da Silva e os soldados Adelino Schibilski, Carina Cesare e Maria Clara Alcazar, todos coordenados pelo Comandante da 3ª CIPM Major Carlos Magno da Silva.
O objetivo é Ampliar o foco de atuação das atividades do Procedimento Operacional Padrão da Polícia Militar para o Atendimento da Mulher Vítima de Violência na área de atuação da 3ª CIPM, que corresponde às cidades de Amambai, Coronel Sapucaia, Paranhos, Tacuru e Sete Quedas, com palestras em escolas públicas para os alunos do Ensino Médio e na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Pretende-se produzir publicações como artigos e cartilhas para divulgação preventiva sobre a violência contra mulheres.
A palestra piloto ocorreu com a turma do 3º ano do curso de História da UEMS – Amambai.
Enfim, com a parceria Polícia Militar – UEMS – Escolas Públicas pretende-se prevenir a violência nas relações de conjugalidade, especialmente a violência contra a mulher.As palestras promoverão discussões sobre a questão das masculinidades, agressividade, do amor romântico, sobre os canais de comunicação no interior da conjugalidade e divulgação da Lei Maria da Penha e da rede de enfrentamento a violência contra a mulher que existe na cidade de Amambai/MS.

A primeira palestra do Projeto de Extensão foi realizada na ultima quinta-feira, 11 de maio, na Escola Estadual Coronel Felipe de Brum, que foi ministrada para os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Assecom – 3ª CIPM







