Corumbá (MS), sexta-feira (09), por volta das 15:00horas, o comandante do 6ºBPM, Ten. Cel. César Freitas Duarte, participou de Audiência Pública organizada pelo Vereador Tadeu Vieira sobre família, drogas e prostituição, no Plenário da Câmara Municipal.
O objetivo da audiência foi alertar as autoridades para o alto índice de criminalidade no município de Corumbá e Ladário e suas consequências diante de tal situação, no tocante ao âmbito familiar. A audiência vem propor às autoridades uma interação, para que juntos possam trabalhar e com o objetivo de, senão solucionar, ao menos amenizar o consumo e comércio de drogas, álcool e prostituição infantil.
Os temas abordados na sessão, drogas, alcoolismo e a prostituição, são temas que já fazem parte do dia-a-dia da cidade de Corumbá, sobretudo quando se trata de crianças e jovens envolvidos, a situação se torna mais delicada. Pois, infelizmente a cada dia o número de crianças e jovens inseridos na criminalidade é maior, fato que acaba interferindo no meio familiar.
Quando se trata de vícios, muitos desses jovens seguem um outro caminho “torto”, pois para sustentar tais vícios, seja ele drogas, bebidas, etc, muitos iniciam a prática de roubos e furtos. Outro dado alarmante no município. Com isso, preocupado com a situação, o Vereador Tadeu Vieira, teve a iniciativa de realizar a audiência pública com a temática “Convívio familiar e suas responsabilidades”.
O vereador Tadeu, teve o apoio dos mais diferentes setores, desde os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, da Segurança Pública, da OAB, Universidade Federal de Corumbá até as escolas do Município, bem como as autoridades bolivianas, entre muitos outros. Os trabalhos foram abertos pelo presidente do Poder Legislativo Corumbaense, vereador Evander Vendramini (PP) e comandados pelo vereador Tadeu Vieira.
O presidente do Poder legislativo de Corumbá, Vereador Vendramini, enfatizou em sua fala de abertura que: “É um tema importante que afeta não só a população corumbaense, como também ladarense. Esta Casa de Leis não poderia ficar alheia a esta situação e, desde o início do ano legislativo, tem sido uma caixa de ressonância em torno das discussões daquilo eu a população necessita. A nossa luta tem um único objetivo: mudar para melhor, proteger as pessoas cada vez mais”.
O vereador Tadeu, destacou sua preocupação diante da situação em que as famílias de Corumbá e Ladário se encontram. Enfatizou que tais problemas só serão resolvidos, se todos trabalharem juntos, pois segundo o autor da iniciativa, esta “é uma missão que todos devem enfrentar, juntos”.
Diante das preocupações apontadas, o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel César Freitas Duarte, apresentou dados estatísticos que mostram a grande participação do menor de idade, atingindo cerca de 80% dos crimes que ocorrem na cidade. Para o coronel, tanto o álcool quanto a droga são dois grandes problemas que atinge todas as famílias.
O comandante Freitas, informou que “em 2015, Corumbá superou a cidade de Dourados em número de crianças envolvidas com crimes, sendo que Dourados tem uma população quase três vezes a mais que Corumbá”, ressalta ainda que “o inimigo é poderoso, dispõe de muitos recursos e está seduzindo os nossos jovens”.
E para combater este inimigo que é a droga, o comandante lembrou que a Polícia Militar tem uma ferramenta importante que busca fazer com que “as crianças não entrem neste mundo”. Trata-se do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que atua na prevenção ao uso indevido de drogas.
O programa é orientado por policiais militares que por sua vez, ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. 95% das crianças participantes deste programa, permanecem longe das drogas.
Em Corumbá, soma-se o total de cinco mil crianças formadas no PROERD e a meta é dobrar este número. Diante de tal meta, o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, propõe às autoridades apoio para tornar o PROERD um programa municipal, por meio de lei. “Precisamos trabalhar a prevenção maciçamente. Por isso pedimos que a Câmara abrace o PROERD”, reforçou.
Outro tema comentado durante a sessão, foi a prostituição infantil, outro problema grave, também apontado pelo coronel. O comandante Citou a facilidade de se ganhar mais dinheiro dessa forma, do que trabalhando; e que os casos não são exclusividade da área urbana, mas das regiões ribeirinhas.
Em debate ao tema, seguiu com as falas, o Delegado de Polícia Civil, Gustavo de Oliveira, a Promotora da Promotoria de Justiça de Proteção à Infância e Juventude, do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Ludmila Paula de Castro e Silva, O presidente da OAB de Corumbá, Roberto Ajala Lins.
E, ainda, os vereadores Paulo Bertini (PSB), Gaúcho da Pró-Art (PP), Gabriel Alves de Oliveira (PMDB) e André da Farmácia (PTB), todos de Corumbá; do vereador Vagner Gonçalves (PPS), de Ladário; do representante da Prefeitura, o Procurador Geral do Município José Luiz Aquino, além de representantes da Defensoria Pública, da UFMS, escolas do município, entre outros segmentos.








