Campo Grande (MS) – A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul participou, na manhã desta quinta-feira (22), da solenidade que fechou a semana de comemoração de 20 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.
Durante a solenidade de encerramento, os presentes assistiram a um vídeo institucional do Proerd e depois prestigiaram a entrega de certificados para os professores e coordenadores das escolas participantes do Projeto.
Para o coordenador Estadual do Proerd/MS, coronel Thonny Audry Lima Zerlott, o evento desta semana reforçou o quanto é importante o projeto nas escolas, na vida dessas crianças e para um futuro melhor à sociedade.
A solenidade contou com a participação do Secretário de Estado e Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, do Comandante Geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta, autoridades civis e militares, assim como crianças de várias escolas contempladas com o programa, da capital e do interior do Estado.
O Proerd é um projeto educacional preventivo que tem como objetivo propiciar o envolvimento da escola, da família e da Polícia Militar na questão do uso indevido de drogas e da violência. Implantado em junho de 1997, o programa é ministrado atualmente por 63 policiais militares que foram selecionados rigorosamente e capacitados com o curso de formação de instrutor para trabalharem com crianças da pré-escola e anos iniciais do 1° ao 4º ano, crianças de adolescentes do 5º e 7º ano do ensino fundamental e o Proerd para pais. No Estado, o projeto já formou mais de 278 mil crianças e adolescentes durante os 20 anos de existência.
Conhecimentos sobre os danos do uso e abuso das drogas e as formas de evitá-las são transmitidos aos alunos por meio de lições com a utilização de um Livro do Estudante Proerd e cartazes. Os ensinamentos fortalecem a atitude positiva dos jovens em relação às autoridades e o respeito às leis, além disso, desmistifica que para ser alguém de sucesso deve-se consumir bebidas alcoólicas, fumar, ou usar qualquer tipo de drogas.
Após o término da Solenidade, as crianças participaram da “Caminhada Para a Paz”, saindo do Centro de Convenções e concluíram o trajeto no Palácio Tiradentes, onde fizeram uma confraternização.
O Comandante-Geral, coronel Waldir Ribeiro Acosta, aproveitou a oportunidade para parabenizar cada instrutor do projeto e frisou: “sabemos da importância destes instrutores que se dedicam ao máximo para manter nossas crianças longe das drogas, pensando em um futuro melhor a cada uma delas.”
Assessoria de Comunicação PMMS
Confira Galeria de Fotos: