Ponta Porã (MS) – Policiais militares do 4º BPM/Ponta Porã, durante o final de semana, prendem individuo por receptação e recuperam veículo roubado; apreendem 97kg de entorpecentes e tiram de circulação mais 02 (dois) indivíduos foragidos da justiça.
A primeira Ocorrência foi por volta das 12h40min de sexta-feira (07/07), quando uma Guarnição Policial Militar que realizava o Policiamento Ostensivo na área central da cidade, avistou um veículo Fiat Fiorino, de cor vermelha, placas do Paraguai, saindo de um estabelecimento comercial, o que motivou a realização da abordagem, pelo fato deste modelo de automóvel não existir naquele país. Foi realizada a checagem do chassi com o apoio do CIOPS, sendo constatado que, na verdade, o referido veículo possuía placas de identificação da cidade de São Paulo-SP e que teria registro de ocorrência de roubo/furto oriundo da cidade de Diadema-SP. Ao ser indagado quanto à procedência do veículo, o condutor alegou que o adquiriu na cidade de Pedro Juan Caballero- PY pela quantia de G$ 2.500.000 (dois milhões e quinhentos mil Guaranis), equivalente à quantia média de R$ 1.480,00 Reais.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao autor pelo crime de Receptação, sendo conduzido e apresentado na 1° Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o veículo apreendido, para os demais procedimentos.
A Segunda Ocorrência foi por volta das 10h de sábado (08/07), quando uma Guarnição Policial Militar, durante patrulhamento nas proximidades do Pelotão da Polícia Militar de Aral Moreira, precisamente na Esquina da Rua 31 de março com a Rua Mário Pio Pereira, deu ordem de parada para um homem em atitude suspeita que conduzia um veículo Monza, placas do município de Campo Grande-MS. Embora tenha feito menção de acatamento da ordem, o mesmo acelerou e empreendeu fuga, diante do que, foi feito o acompanhamento tático pela Guarnição, que solicitou o apoio das forças policiais do país vizinho, Paraguai, em razão do acompanhamento se dar através da linha internacional, por aproximadamente 40 quilômetros. Em dado momento, o condutor abandonou o veículo e entrou em uma plantação de milho, já no território Paraguaio, dando continuidade à fuga a pé em meio à plantação, não sendo possível capturá-lo. No local, em revista superficial, não foi verificado ilicitude dentro do veículo, porém, na Unidade Policial Militar, em vistoria minuciosa, verificou-se a existência de fundos falsos nas laterais e bancos traseiros, inclusive com um esconderijo feito em metal, dentro do qual foram encontrados vários tabletes envoltos em fita adesiva, contendo substância análoga à maconha (cannabis sativa).
Diante dos fatos, o entorpecente foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Aral Moreira, e após pesagem e constatação totalizaram noventa e sete quilos (97 Kg) de maconha (cannabis sativa). Já o veículo, ficou para ser removido ao pátio da DP, em data oportuna, a fim de se adotar as demais providências.
A terceira ocorrência foi por volta das 10h00min de sábado (08/07), onde uma Guarnição Policial Militar, que se encontrava em rondas nas imediações do Jardim Independência, avistou uma motocicleta ocupada por dois indivíduos em atitude suspeita, o que motivou a abordagem e checagem dos mesmos no Sistema SIGO/MS, sendo constatado que havia um Mandado de Prisão em aberto em desfavor de um deles.
Diante disso, o indivíduo foragido recebeu voz de prisão, sendo conduzido e entregue na 1ª Delegacia de Polícia Civil, para as demais providências pertinentes.
A quarta ocorrência foi por volta das 19h05min do sábado (08/07), quando em Policiamento Ostensivo na Rua Marechal Floriano, área central do município, uma Guarnição Policial Militar do GETAM avistou dois indivíduos conduzindo uma motocicleta de origem estrangeira em atitude suspeita, e ao efetuar a abordagem verificou que, através de checagem no Sistema SIGO/MS, havia um Mandado de Prisão em aberto em desfavor de um deles, tendo em vista que o mesmo evadiu-se do Sistema Prisional.
Diante dos fatos, o indivíduo foragido foi encaminhado e apresentado na 1º Delegacia de Polícia Civil para os demais procedimentos, onde ficará à disposição da justiça. Já a motocicleta foi removida ao pátio do DETRAN em virtude de estar sem placa de edificação.
Assessoria de Comunicação Social do 4º BPM/CPA 1
“Guardião da Cidadania Fronteiriça”