Mundo Novo (MS)- Comandante do Décimo Segundo Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, com jurisdição sobre os Municípios de Naviraí (sede), Mundo Novo, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Sete Quedas e Juti, o Tenente Coronel Ezequiel Martins dos Santos, esteve esta semana em Mundo Novo, onde se reuniu com os policiais militares e membros do Conselho Comunitários de Segurança do Município.
Durante o encontro, o Tenente Gelton de Santana, que assumiu o comando do Terceiro Pelotão da Polícia Militar de Mundo Novo no mês de abril deste ano, apresentou um balanço das atividades desenvolvidas daquele mês até o dia 30 de novembro.
Além dos números extremamente positivos, resultando em queda do índice de criminalidade no Município, que tem localização geográfica privilegiada, é considerado como porta de entrada de Mato Grosso do Sul, pois se situa no ponto mais extremo ao sul do Estado, limitando-se com o Paraná e o Paraguai, foram demonstrados estratégias de policiamento recentemente implantado.
Entre as iniciativas que contemplaram as expectativas iniciais está a do policiamento escolar, em que uma equipe policial se dedica a um trabalho ostensivo e preventivo nas proximidades das unidades de ensino, fazendo a abordagem a pessoas e veículos estranhos ao ambiente. Professores, diretores, funcionários das escolas e alguns pais e alunos opinaram quando da implantação deste plano de segurança.
No mês de junho, graças ao aumento do efetivo da Polícia Militar, com a chegada de dez novos soldados, as viaturas motos também passaram a ser usadas na fiscalização do trânsito urbano e rural, tornando o tráfego de pessoas e veículos mais seguro, punindo os infratores na forma da lei e tirando de circulação veículos irregulares.
Foi destacada também a filosofia de Polícia Comunitária, onde se percebe que o policial militar é um cidadão da sociedade local, mais um trabalhador que tem como missão principal, propiciar a comunidade a tão propalada “sensação de segurança”.
O bom entrosamento com as autoridades paraguaias, que permite trabalho conjunto, devolução de veículos ao Brasil e captura de pessoas procuradas no Brasil dentro do Paraguai, era uma algo inimaginável até um passado recente e hoje, uma realidade que beneficia o povo dos dois lados da fronteira”, também foi lembrado.
A eminente implantação do sistema de vídeo-monitoramento dos pontos estratégicos da cidade, que deverá começar a funcionar ainda este ano, teve menção especial, sendo citado como “tecnologia fundamental para se fazer segurança em tempos atuais”.
O Comandante do Batalhão lembrou aos policiais militares a necessidade de se reforçar a abordagem a pessoas suspeitas, com a aproximação dos festejos natalinos, pois é está a época de maior incidência de delitos, então é preciso muita atenção ao serviço e em especial com a segurança do próprio agente da lei, tendo em vista, principalmente, a localização geográfica do Município.







