Campo Grande (MS) O Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (17° BPTran) participou nesta segunda feira (07) da abertura do Programa de Saúde Mental no Trabalho e Prevenção do Comportamento Suicida para os agentes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP).
A palestra foi direcionada ao efetivo do batalhão e foi ministrada pelo Capelão Reis (Capitão do Corpo de Bombeiros). O projeto pioneiro conta com a parceria da Policlínica da Polícia Militar, do Fundo de Assistência Feminino da Polícia Militar – FAF e contou com a presença do Coronel Alírio Villasanti Romeiro, Diretor da Policlínica, do Coronel Alexandre Rosa Ferreira, Diretor de Ensino Instrução e Pesquisa (DEIP) e Tenente-Coronel Neyde Nunes Barbosa Centurião, Subdiretora Geral Corpo Clínico e Administrativo Da Policlínica e também do Tenente-Coronel José Amorim Longatto.
O programa tem como objetivo fundamental quebrar paradigmas e mitos envoltos no tema do suicídio e melhorar a qualidade do atendimento aos agentes de segurança pública nas ocorrências que envolvam a tentativa e suicídio. Além disso, o programa visa identificar a existência de comportamentos de risco que possam levar a idealização suicida no âmbito dos agentes de segurança publica, a fim de preveni-la.
O Capelão Reis, com vasto currículo na área de capelania, afirma que o programa busca trazer um novo olhar da corporação para esse tema do suicídio e criar a cultura da prevenção.
Assim, essa atividade pioneira que teve inicio no BPTran, passará pelas unidades da Capital e se estenderá às unidades do interior do Estado, conta com atividades teóricas e práticas e objetiva atingir o maior número de pessoas possível por meio de orientação e humanização, sejam elas, policiais do serviço administrativo ou operacional.
O programa prevê a realização de seminários em municípios pólos onde serão formados multiplicadores das informações em suas unidades, criando assim, uma rede de pessoas sensíveis e comprometidas para auxilar o próximo e detectar comportamentos suicidas e pessoas em situação de risco.
O Cel Alírio Villasanti salienta que o Programa de Saúde Mental no Trabalho e Prevenção do Comportamento Suicída para os agentes da SEJUSP/MS, é inédito no Brasil e lembra que o maior patrimônio da Secretaria de Segurança Pública são seus homens e mulheres, tal programa é de suma importância para a proteção deste patrimônio.
Assessoria de Comunicação 17ºBPTran