Campo Grande (MS) – A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul por meio do BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais, formou hoje (11/08) treze policiais militares para executar o rastreio de pessoas em mata e conduzir patrulhas, principalmente no enfretamento ao Novo Cangaço. Além de 10 (dez) policiais militares do BOPE de Mato Grosso do Sul o curso teve participação de policiais militares dos BOPEs da Polícia Militar do Amapá, da Bahia e de Mato Grosso.
É a primeira vez que a polícia brasileira realiza um curso desta natureza, que contou com instrutores da Policia Militar de Pernambuco, de Mato Grosso e de Santa Catarina.
Participaram da solenidade de abertura o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Dr José Carlos Barbosa, o Comandante Geral da PMMS – Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, o Subcomandante-Geral da PMMS – Coronel PM Valdecir Escalhar, o Diretor de Recrutamento, Seleção e Promoção – Coronel PM Edmilson Lopes Cunha, o Subcomandante do Comando de Policiamento Especializado – Tenente-Coronel PM Luís Antônio Sá Braga e o Comandante do BEPI/PMPE – Tenente-Coronel PM Jamerson Pereira de Lira.
O comandante do BOPE – Tenente-Coronel PM Wagner Ferreira da Silva disse ao explicar a importância do treinamento que “para enfrentar o crime organizado é imprescindível o aperfeiçoamento de técnicas e táticas policiais e que meios tecnológicos podem apresentar falhas, mas o homem treinado e motivado é infalível”.
O Curso de Especialização em Rastreamento Policial cumpriu uma carga horária de 60 h/a de disciplinas teóricas e práticas divididas em 08 (oito) disciplinas.
Assessoria de comunicação do BOPE