Campo Grande (MS) – Cinquenta e um alunos do Curso de Habilitação de Oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul concluem nesta tarde de sexta-feira (15) o Curso de Resposta Imediata em Situações Críticas.
O curso tem carga horária de 50 h/a de disciplinas teóricas e práticas e visa capacitar o policial a promover a primeira intervenção qualificada em situações envolvendo reféns localizados, bombas e explosivos, operações em ambiente rural e enfrentamento ao “Novo Cangaço”.
Esta é a 6ª Edição do curso realizada no ano de 2017 que capacitou policiais na capital e no interior, ainda há previsão para realização de outras duas edições neste ano uma para atender a região de Rio Brilhante e outra para atender a Polícia Civil da capital.
Ao todo este curso já formou mais de 1.200 policiais em 34 edições desde o ano de 2005, quando foi criado, e tem servido para o aperfeiçoamento dos processos de policiamento, qualificação do efetivo policial, e integração entre as forças estaduais, federais e até internacionais de segurança pública. É coordenado e executado por policiais do BOPE e gerido pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMMS.
Este tipo de treinamento concentrado é inédito na habilitação de oficiais e partiu de uma vontade do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP) da Polícia Militar de trazer aos futuros oficiais oriundos do quadro de praças experiências que os capacitem a conduzir diversas situações críticas promovendo a primeira resposta, ampliando suas competências e prestando um melhor atendimento ao cidadão sul-mato-grossense.