Ponta Porã/MS – Para garantir a tranquilidade durante o “Black Friday”, as duas forças policiais contarão com reforço no policiamento.
Na noite de quarta-feira (06/09), o Tenente Coronel Waldomiro Centurião Machado, Comandante do 4º BPM e o Comissário General Diretor Gustavo Baez, Sub Comandante Geral da Policia Nacional do Paraguai, realizaram o lançamento do plano de policiamento para o evento “Black Friday”, acompanhados de Oficiais, do Comissário Principal MCP Fabián Segundo Lezcano Benitez, Diretor Interino da Diretoria da Polícia de Amambay, do Sr. Pedro Bondiman, membro da Câmara de Indústria e Comércio de Pedro Juan Caballero, do Sr. Amauri Ozório Nunes, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã e do Vereador Wanderlei Avelino, representando a Câmara Municipal de Ponta Porã.
Para o evento deste ano, as forças policiais dos dois países contarão com um contingente maior de policiais, que realizarão ações em conjunto para garantir a segurança dos moradores e também dos turistas que estarão presentes na fronteira.
O Black Friday Fronteira acontecerá entre os dias 7 e 10 de setembro nas lojas do lado paraguaio e, no Brasil, nos dias 8 e 9 do mesmo mês. A campanha já ocorre há seis anos nas cidades vizinhas e sempre leva um número enorme de turistas para a região, em busca de descontos de até 50% no preço dos produtos ofertados.
A Câmara de Indústria, Comércio e Turismo de Pedro Juan Caballero e a Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã esperam trazer mais de 100 mil turistas para as cidades durante o período de promoção e movimentar cerca de U$ 30 milhões de dólares no comércio da fronteira.
O Sub Comandante da Policia Nacional do Paraguai destacou a importância do esforço realizado pelo Tenente Coronel Waldomiro centurião Machado para a realização do trabalho conjunto entre as polícias, na busca da manutenção da segurança da população e dos visitantes que estarão na região nos dias do evento, o que contribui para que todos tenham uma imagem positiva da região. Frisou ainda que a Policia do Paraguai irá realizar ações de controles aleatórios, mas que a intenção não é criar problemas para as pessoas que virão realizar suas compras, mas garantir a tranquilidade e segurança de todos que virão.
O Comandante do 4º BPM, Tenente Coronel Centurião destacou que o objetivo das ações integradas é garantir a segurança de fato e de direito e não somente a sensação de segurança dos participantes. Ressaltou que o Comando irá primar pela eficiência do policiamento durante todo o período do evento, a fim de se evitar qualquer tipo de intercorrência negativa, mantendo constantes trocas de informações entre as duas forças policiais. Por fim, agradeceu o apoio da Policia Nacional e dos demais participantes da cerimônia.
Assessoria de Comunicação Social do 4º BPM/CPA-1
“Guardião da Cidadania Fronteiriça”