Ponta Porã (MS) – No período do feriado prolongado Policiais Militares do 4º BPM/CPA-1/PMMS recuperam motocicleta furtada e prendem indivíduos por: Receptação, Tráfico de Drogas, Roubo; Mandado de Prisão em Aberto e apreendem 12 Kg de Maconha (Cannabis Sativa).
A primeira Ocorrência foi por volta das 11h50min de quarta-feira (14/06), onde uma Guarnição Policial Militar foi acionada através do CIOPS, para atender uma ocorrência na Rua principal do Bairro Cherogami, e ao chegarem ao local, o solicitante e vítima, Sr. K.F.G.G., relatou que na manhã do dia 13/06/2017, por volta das 11h da manhã, quando saiu do seu local de trabalho na Rua Paraguai, para ir almoçar, não encontrou sua motocicleta, uma Leopard HT 150, na cor vermelha, sem placas de identificação, e que diante disso, resolveu que não iria procurar a Polícia para registrar a ocorrência, porque uma amiga teria dito que viu o referido veículo transitando pelo Bairro Cherogami.
Ainda conforme o relato, no período da manhã de quarta-feira (14/06), a vítima conseguiu localizar a motocicleta, que estaria encostada no muro do quintal de uma residência, e de imediato entrou em contato com a Polícia Militar. No local, a Guarnição solicitou à vítima a apresentação do documento de posse da motocicleta, e mediante isso confirmou que a numeração do chassi era a mesma do documento.
A Guarnição entrou em contato com um cidadão que estava na residência, identificado como L. C. V., de 26 anos de idade, e o mesmo disse que a motocicleta seria de um tio dele, porém, não soube informar o nome do tio. Na residência também se encontrava uma adolescente, identificada como L. E. L., de 17 anos, que não soube informar a procedência da motocicleta.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao autor pelo crime de Receptação, sendo conduzido e apresentado na 1° Delegacia de Polícia Civil, juntamente com a adolescente e a motocicleta, para os demais procedimentos.
A segunda Ocorrência foi por volta das 19h00min de quarta-feira (14/06), quando em diligências decorrente da detenção de um indivíduo, o qual se encontrava com papelotes de crack, onde prontamente afirmou que comprou os entorpecentes numa boca de fumo, localizada no Bairro São Francisco, e afirmou que dois irmãos seriam donos da residência e que estes estariam de fronte a mesma naquele exato instante, que teria adquirido a droga com um dos irmãos, identificado como A.B.S., de 25 anos, que estaria com um “pote cheio de crack e dinheiro no bolso”. Diante disso, a Guarnição Policial, em deslocamento para o local, avistou dois indivíduos com as mesmas características físicas e vestimentas descritas pelo usuário, onde estes, ao visualizarem a Viatura Policial, desobedeceram às verbalizações emanadas pelos policiais e adentraram a residência, fechando o portão, sendo que A. B. S. foi flagrado pela Guarnição jogando um pote atrás de uma pilastra que fica no interior da garagem da casa, e que após uma segunda verbalização dos policiais, o mesmo parou, porém, o segundo autor, identificado posteriormente como V. B. S., de 50 anos, adentrou a residência onde pegou um saco plástico e, logo após, pulou o muro dos fundos. Ao ser indagado pelos policiais, o autor admitiu que ambos estariam com entorpecentes no bolso e por isso tentaram se esconder dos policiais. Após isso, o mesmo abriu o portão de sua casa, autorizando a entrada da Guarnição Policial e mostrou o local onde teria jogado o pote, sendo este encontrado e constatado que estavam em seu interior 43 papelotes de substancia análoga a “crack”, ainda afirmou que seu irmão teria fugido com uma quantidade de 100 pedras do entorpecente e que este seria o verdadeiro “patrão” do local.
Foram localizados no interior da residência a quantia de R$ 569,00 reais e 90 mil guaranis, 5 celulares e fios de cobre. Diante dos fatos, o autor foi detido e encaminhado, juntamente com os entorpecentes e objetos apreendidos à 1ª Delegacia de Polícia Civil, para as devidas providências.
A terceira Ocorrência foi uma tentativa de roubo, que ocorreu por volta das 08h25min de quinta-feira (15/06), onde uma Guarnição Policial Militar foi acionada através do CIOPS para deslocar até uma lanchonete localizada na Vila Aurea, no município de Ponta Porã, onde em contato com a vítima, Senhora B. Q. G. D., de 70 anos de idade, esta relatou que o autor, identificado como D. S. B., de 24 anos de idade, se dirigiu até sua lanchonete, onde teria comido 10 (dez) pastéis e tomado 05 (cinco) cafés, e que a todo tempo dizia que estava esperando seu patrão para levá-lo até seu serviço, mas que em determinado momento, quando a mesma se distraiu, o autor invadiu o local restrito da lanchonete, a agarrou e a asfixiou, exigindo dinheiro e o seu celular, instante em que ela conseguiu gritar e o agressor fugiu do local, sendo perseguido por populares e detido por uma testemunha, Sr. F. I. S.
Diante dos fatos, a Guarnição efetuou a prisão do autor, que foi encaminhado e apresentado na 1ª Delegacia de Polícia Civil, sendo que a vítima, apresentando vermelhidão na região do pescoço, proveniente da agressão sofrida, também se fez presente naquela Organização Policial, para as demais providências pertinentes.
A quarta Ocorrência foi por volta das 21h00min de quinta-feira (15/06), quando uma Guarnição Policial Militar foi acionada através do CIOPS para deslocar até a Rua Dom Pedro II, Área Central da cidade, onde havia ocorrido um furto de veículo, e já em contato com a vítima, Senhor T. C. A., este informou que havia deixado sua motocicleta, modelo Kenton, em frente a um Edifício, situado na esquina da Rua Dom Pedro II, esquina com a Avenida Brasil, e que ao sair do interior do prédio verificou que a mesma havia sido furtada, oportunidade ainda em que informou que esta possuía um dispositivo rastreador e bloqueador GPS, o qual teria indicado que o referido veículo estaria na Rua Taquari, no Bairro Parque dos Eucaliptos.
De posse das informações, a Guarnição deslocou juntamente com a vítima até o local indicado, onde fizeram as buscas, inicialmente sem lograr êxito e aproximadamente após 15 minutos, o aplicativo do localizador começou a indicar novamente a movimentação do veículo, momento em que a vítima enviou o comando para bloqueio de parte elétrica da motocicleta e após diligências a mesma foi encontrado sem placa, abandonada na Rua Formosa, em um matagal próximo de um pasto, tendo o condutor tomado rumo ignorado.
Diante dos fatos, a motocicleta recuperada foi encaminhada e apresentada na 1º Delegacia de Polícia Civil para as demais providências pertinentes.
A quinta Ocorrência foi por volta das 17h00min de sexta-feira (16/06), onde uma Guarnição Policial Militar, que realizava o Policiamento Ostensivo na Rua Honorato Campagnolli, no Bairro Jardim Planalto, avistou um homem em atitude suspeita, e ao efetuar a abordagem verificou se tratar de um cidadão identificado como L. F. M., de 34 anos, e que ao proceder à checagem no Sistema SIGO/MS foi constatado um Mandado de Prisão em aberto em seu desfavor, tendo em vista que o mesmo evadiu-se do Sistema Prisional, onde cumpria pena por Tráfico de Drogas.
Diante disso, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi conduzido e apresentado na 1ª Delegacia de Polícia Civil para os demais procedimentos.
A sexta Ocorrência foi por volta das 07h20min de sábado (17/06), onde durante Policiamento Ostensivo pela Estação Rodoviária de Ponta Porã/MS, uma Guarnição Policial Militar avistou próximo ao guichê de uma empresa de ônibus, uma mala vermelha abandonada, que despertou suspeita nos policiais, que após verificarem seu conteúdo localizaram 14 (quatorze) tabletes, envoltos em fita adesiva parda, contendo substância análoga à Maconha (cannabis sativa), totalizando 12,600 Kg (doze quilos e seiscentos gramas).
Diante dos fatos, a bagagem com a substância foi entregue na 1º Delegacia de Polícia Civil para demais providências.
A sétima Ocorrência foi no sábado, por volta das 10h19min, onde uma Guarnição Policial Militar, ao realizar o Patrulhamento pela região do Bairro Residencial Ponta Porã II, avistou três indivíduos em atitudes suspeitas, sendo que dois deles estavam carregando um televisor de 14 polegadas e um DVD portátil, e ao realizar a checagem dos mesmos através do Sistema SIGO/MS, foram identificados como M. R. R., de 20 anos; C. V. I. e L. F. L. P., ambos de 30 anos, sendo constatado um Mandado de Prisão em aberto em desfavor do primeiro.
Após verificar junto ao CIOPS que não havia ocorrência de roubo/furto dos aparelhos descritos até aquele momento, a Guarnição Policial encaminhou e apresentou na 1ª Delegacia de Polícia Civil o indivíduo foragido da justiça, juntamente com os outros dois homens, que foram relacionados como testemunhas, além dos aparelhos eletrônicos, para as demais providências.
A oitava Ocorrência foi por volta das 00h10min de segunda-feira (19/06), quando uma Guarnição Policial Militar que realizava rondas preventivas no Bairro Kamel Saad, avistou uma motocicleta de origem estrangeira, sem placas de identificação e com os faróis apagados, ocupada por dois indivíduos, que trafegavam em atitude suspeita devido se tratar de um lugar ermo.
Em ato continuo os Policiais Militares realizaram abordagem e a revista pessoal tanto no condutor, identificado como D.G., de 43 anos de idade, quanto no passageiro, identificado como W.A.O., de 32 anos de idade, onde não foi localizado nada de ilícito, porém, ao lado da motocicleta foram localizados trinta e nove (39) papelotes de substância análoga a Crack. Indagados sob a procedência e propriedade do entorpecente, ambos alegaram desconhecer a origem da droga.
Diante disso, foi dada voz de prisão aos indivíduos, que foram conduzidos e apresentados na 1ª Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o entorpecente, que após pesagem e constatação totalizaram sete gramas (0,007 Kg) de Crack, para os demais procedimentos.
Assessoria de Comunicação Social do 4º BPM/CPA 1
“Guardião da Cidadania Fronteiriça”