Campo Grande (MS) – Na manhã de hoje (08/02), o Ex-Secretário de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, Dr. João Batista Pereira, visitou o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.

O Coronel PM Renato dos Anjos Garnes recepcionou o Ex-Secretário no Gabinete do Comando, onde lembraram de vários momentos marcantes, que fazem parte da história da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

O Dr. João Batista lembrou com alegria de ter sido o proponente da criação do Quadro Especial de Policiamento Feminino da PMMS. “Após uma visita ao Rio de Janeiro, que à época já tinha mulheres na PM, percebi que Mato Grosso do Sul precisava evoluir. De imediato sugeri ao Dr. Pedro o ingresso de mulheres na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.” Disse o Ex-Secretário.
O ato oficial de criação do Quadro Especial de Policiamento Feminino foi assinado em 30 de setembro de 1.981, com o seguinte efetivo: duas Primeiros-Tenentes; duas Segundos-Tenentes; seis Primeiros-Sargentos; dez Segundos-Sargentos; vinte Terceiros-Sargentos, trinta Cabos e cento e vinte Soldados do sexo feminino.
O Dr. João Batista deixou para o arquivo da PMMS uma série de reportagens e fatos históricos, contendo publicações de atos oficiais, matérias em jornais e revistas. Entre elas temos uma foto da senhora Rosana Chináglia Maiolino, que fez a divulgação do primeiro concurso para ingresso de mulheres na PMMS.

O Ex-Secretário, que comandou a pasta da Segurança Pública de 02 de junho de 1.979 a 14 de março de 1.983, desejou sucesso e prosperidade ao novo Comandante-Geral, que fez questão de acompanhar a ilustre visita para uma foto no Busto de Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil.







