Campo Grande (MS) – – Nesta quinta-feira(20), o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, Coronel Waldir Ribeiro Acosta, acompanhado do Secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado José Carlos Barbosa, estiveram em Dourados para a passagem do Comando de Policiamento da Área 1, que abrange boa parte dos Batalhões e Companhias que estão na linha e faixa de fronteira do Estado com o Paraguai, e para a formatura do 22º Curso de Formação de Cabos da PMMS, com polo de ensino no 3º Batalhão de Polícia Militar.
O evento que contou com a presença de mais de 600 pessoas, foi realizado no Complexo Poliesportivo Jorge Antônio Salomão, tendo como anfitriões o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa e o comandante-geral da PMMS, Coronel Waldir Ribeiro Acosta, recebendo diversas autoridades civis e militares, entre elas o delegado regional Lupércio Degerone.
Na primeira parte da solenidade foi entregue à procuradora do Ministério Público do Trabalho de Dourados, Cândice Gabriela Arosio, a Medalha Tiradentes, honraria concedida a civis e militares que com sua conduta promovem a instituição Policial Militar.
Logo após, sob a presidência do Comandante Geral da Polícia Militar, foi realizada a passagem formal do comando do CPA-1 do coronel Aroldo Luiz Estevão para o coronel Givaldo Mendes de Oliveira.
O Coronel Estevão comandou, durante o último ano, o Policiamento da Área 1, tendo como subcomandante o coronel Givaldo, o qual assume as funções de comandante a contar desta data.
Na segunda parte da solenidade, foram promovidos os 81 novos cabos da PMMS, concludentes do Curso de Formação de Cabos, realizado na cidade de Dourados/MS, cujo diretor foi o Tenente-coronel Carlos Silva, Comandante do 3º BPM.
O Coronel Waldir Ribeiro Acosta destacou, por ocasião da sua fala, que a realização de Cursos de Formação no interior do Estado, consubstancia valorização dos policiais militares por parte do Governo e do Comando Geral, pois evita todo o transtorno que pode ser causado com o deslocamento desses mesmos policiais para a Capital do Estado, ausentando-se da família, mesmo que temporariamente. O Comandante Geral ressaltou que essas ações de valorização dos policiais militares são e serão uma constante em seu Comando graças ao apoio e orientação do Governo Estadual, fazendo parte delas, ainda, as promoções para os milicianos e a viabilização de meios, como viaturas, por exemplo, para o bom desempenho da missão policial militar.
Por último o Comandante Geral observou a importância do Comandos de Policiamento de Área pela proximidade e facilidade de solucionarem as necessidades de cada região.
Em seu discurso, o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, reafirmou seu compromisso com a Polícia Militar, principalmente no que se refere a logística. “Em alguns dias, o Governo do Estado estará entregando as novas viaturas policiais para cada um dos 79 municípios do MS, entendendo que ao chegar uma viatura policial em algum lugar para fazer um atendimento, ali chega também a presença do Estado.”
Barbosinha também salientou a importância da Polícia Militar nas fronteiras de nosso estado e no combate aos crimes transfronteiriços. “Em nossa visão, a União tem a responsabilidade de garantir a segurança junto à fronteira, porém o Mato Grosso do Sul tem ficado com todo” ônus” da eficiência policial do nosso Estado, com criminosos de todo o país enchendo nossos presídios e, só em 2016, mais de 300 toneladas de drogas foram apreendidas em território sul-mato-grossense.”
A solenidade foi encerrada com o desfile dos formandos e apresentações da Força Tática e GETAM do 3º BPM.