Campo Grande (MS) – O Secretário de Estado de Justiça e Segurança Publica José Carlos Barbosa, juntamente com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul através do Comandante-Geral, Coronel Waldir Ribeiro Acosta, a Coordenadora Geral de Perícias, Glória Setsuko Suzuki, realizaram na manhã de hoje (03/08) no Quartel do Comando Geral da PMMS, a entrega das novas identidades funcionais aos militares da ativa e da inatividade.
Representando toda a tropa da PMMS os policiais militares da ativa e inatividade, receberam identidade digital e com inovações. As funcionais dos policiais militares antes valiam por apenas 05 (cinco) anos, agora não mais têm prazo de validade, sendo que os militares da inatividade passaram a portar suas identidades com validade de 10 (dez) anos. A outra grande mudança na nova emissão também otimiza a formalização do porte de armas, uma vez que registra o direito ao porte, inclusive para policiais militares aposentados.
O Secretário de Estado de Justiça e Segurança Publica José Carlos Barbosa, destacou a importância da funcional e principalmente o destaque do porte de arma para os policiais inativos. “Uma pessoa que trabalhou no enfrentamento da criminalidade, não constava na reserva o porte de arma e hoje se faz justiça a essa necessidade”, finalizou secretário.
A Diretora do Instituto de Identificação Jucilene Corrêa de Menezes agradeceu a Polícia Militar e lembrou-se da parceira com a PMMS, “que começou já tem um tempo quando a funcional passou de manual para digital, e nós sabemos da necessidade de uma identificação principalmente para agentes da segurança publica”.
O evento foi abrilhantado com a presença de vários policiais militares, tanto da ativa como da reserva, onde receberam a nova funcional e puderam constatar a eventual mudança na cédula de identificação.
O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Waldir Ribeiro Acosta destacou, “o diferencial das novas funcionais é que os ativos não tem mais prazo determinado para validade, passando para 10 anos a validades para os PMs inativos e o mais importante é o porte de arma para policial militar que mesmo na reserva continua sendo policial militar, continua andando armado e não tinha a prerrogativa do porte de arme e hoje estamos corrigindo essa situação,” finalizou Coronel Waldir.
A solenidade contou com presença do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Publica, José Carlos Barbosa, do Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, Coronel Waldir Ribeiro Acosta, o Chefe do Estado Maior da PMMS, Coronel Paulo Rogério de Carvalho Silva, Secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas, Coronel Edimilson de Oliveira Ribeiro, Superintendente de Políticas Públicas e Penitenciárias, Coronel Ary Carlos Barbosa, a Coordenadora Geral de Perícias, Glória Setsuko Suzuki, a Diretora do Instituto de Identificação Jucilene Corrêa de Menezes, demais autoridades civis e militares.
Assessoria de Comunicação PMMS