Campo Grande(MS) – A Polícia Militar desde o início do ano preocupada com seus policiais militares criou o Programa de Promoção à Vida e Prevenção às Doenças do Trabalho, levando em conta a natureza da atividade das forças de segurança – estresse, depressão, atividade ininterrupta mesmo no horário de folga, preocupada com os afastamentos psiquiátricos de Policiais e registro de suicídios, montou uma estrutura para prevenção e combate à doenças psicológicas.
O objetivo do programa é desenvolver ações de análise prospectiva dos policiais militares submetidos a tratamento em saúde mental ou que apresentem sintomas similares, com foco na qualidade de vida e satisfação na execução das atividades fim e meio da PMMS, identificando e prevenindo situações que possam levar o profissional ao cometimento do suicídio ou outras práticas relacionadas às doenças mentais. O apoio do Corpo de Bombeiros foi fundamental para realização deste projeto, por meio de sua Capelania.
O Programa prevê palestras preventivas com os efetivos das Unidades da PMMS, juntamente com seus comandantes, encaminhamento de PMs que buscam apoio para o Fundo de Assistência Feminina, gestões junto a outros programas já em andamento para criação de parcerias e criação do Núcleo Biopsicosocial PMMS.
Foram realizadas palestras com todos os comandantes, além do efetivo do Quartel do Comando Geral, Corregedoria, Batalhão de Trânsito, 1º BPM, 7º BPM, 9º BPM, 10º BPM, 11º BPM, BPMGdaE, 5ª CIPM, 6ª CIPM, Cavalaria, Batalhão Ambiental, Batalhão Rodoviário, Batalhão de Choque e BOPE.
Já foram identidades diversos resultados positivos da ação: quebra de paradigmas no meio PM, desmistificação da temática saúde mental, sensibilização dos gestores e da tropa, registro de aumento de procura para atendimentos e sensação de valorização profissional.
O Projeto é iniciativa do Comando Geral da Instituição, coordenado pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa, Policlínica e Fundo de Assistência Feminina.
” O Programa está apenas no início e queremos contemplar todos os policiais militares para que possamos prevenir o mal do século que são as doenças psíquicas, ainda mais em funções policiais que são tão desgastantes”, afirmou o Coronel PM Alexandre Ferreira, Diretor da Deip, um dos coordenadores da ação.
Assessoria de Comunicação Social da PMMS