Campo Grande (MS)- O Chefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel PM Paulo Rogério de Carvalho Silva, com o objetivo de divulgar a sociedade e até mesmo aos próprios integrantes da PM o trabalho do Estado Maior, veicula hoje sobre a atuação da 4ª Seção do Estado Maior(PM-4) dando continuidade ao projeto de valorização de todos os setores da PMMS.
O Estado-Maior é órgão de direção responsável perante o Comandante-Geral, pelo estudo, planejamento, orientação, coordenação, fiscalização e controle de todas as atividades relacionadas à gestão administrativa da Polícia Militar, visando à eficácia da instituição no cumprimento de suas atribuições e também é órgão central do sistema de planejamento administrativo, programação e orçamento, elaborar diretrizes e ordens do Comando, com vistas a acionar as unidades de apoio e as de execução no cumprimento de suas missões. Atribuições previstas na Lei Complementar nº 190, de 04 de abril de 2014.
A PM-4 atua na gestão de projetos e captação de recursos para a instituição. Cabe ressaltar que anteriormente possuía uma função de gestão de matérias, similar a P4 das unidades, atribuição essa modificada desde abril de 2014. Essa função pertence hoje à Diretoria de Gestão de Patrimônio Logístico(DGPL).
“O objetivo é que a 4ª Seção do Estado Maior seja um escritório de projetos, gerenciando reformas, compras e ampliações das unidades e prestando apoio técnico e administrativo”, afirmou o chefe da seção, Tenente-Coronel Cleder Pereira da Silva. Até então, os projetos pertinentes a Polícia Militar eram realizados via Secretaria de Segurança Pública e a meta a partir de agora é que os projetos já sejam encaminhados prontos ao órgão.
Atualmente, a seção está trabalhando na reforma dos pelotões Nova Lima, Coophasul e Parque dos Poderes, além das novas instalações do Esquadrão de Polícia Militar Montado e adequação das instalações de atendimento ao público do Batalhão de Trânsito. Além disso, está atuando na construção do estande de Tiro da PMMS e na criação de Fundo da Captação de Recursos, em que taxas pertinentes à Polícia Militar pagas via DAEMS sejam encaminhadas para esse fundo e geridas pelo Comandante Geral da instituição.
A seção já captou um milhão e trezentos mil reais por meio de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Elizeu Dionísio e será utilizada integralmente para construção de um estande de tiro próprio que beneficiará toda a PMMS para formação, treinamento e capacitação.
O setor conta com três policiais militares, o Tenente-Coronel PM Cleder Pereira da Silva, chefe da seção e dois engenheiros, o Cb PM Martinho Estevão Correa Neto e Cb PM João Paulo Morissom Fernandez.
O Tenente-Coronel Cleder é chefe da seção desde setembro de 2016, totalizando oito meses de gestão. Profissional capacitado, já atuou como Ajudante de Ordens e Assistente do Comandante Geral, foi sub-chefe da Seção de Promoções, atuou no 1º Batalhão de Polícia Militar, na SEJUSP, dentre outras atribuições que exerceu em seus 21 anos de carreira.
Assessoria de Comunicação Social da PMMS