Campo Grande (MS) – O 10º Batalhão de Polícia Militar, dentro da filosofia de polícia comunitária, vem promovendo uma aproximação cada vez maior junto à comunidade da região urbana do Anhanduizinho (sudoeste da capital), e também cumprindo seu papel constitucional de prover policiamento ostensivo e preventivo.
Neste período de carnaval, as equipes concentraram seus esforços na resolução de problemas, objetivando, sobretudo o policiamento preventivo, com operações e blitzes, estabelecidas em locais estratégicos, com base em estudos criminais.
Com isso, em um comparativo com o período de carnaval do ano anterior, tivemos um acréscimo de quase 250% do número de pessoas abordadas e 434% no aumento de veículos abordados, bem como houve uma redução de 80% nas ocorrências de furto.
Nestas intervenções preventivas, as equipes policiais militares conseguiram retirar de circulação nove pessoas com mandado de prisão e ainda realizaram o encaminhando à polícia judiciária de outras onze pessoas em flagrante delito, por cometimento de crimes diversos.
“Hoje vivemos um momento que o papel da Polícia Militar não é de preocupar-se basicamente com o combate ao crime, e sim dar um enfoque mais amplo visando a resolução de problemas, principalmente por meio da prevenção”, esclarece o comandante do 10º BPM, tenente coronel Emerson de Almeida Vicente.
O 10º BPM continuará proporcionando uma parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntos para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, como crimes, drogas, medos, desordens físicas e morais, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida na grande área urbana do Anhanduizinho.








