Campo Grande (MS) – No último mês de dezembro foi realizada pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (PMMS), a Operação Cidade Segura, que promoveu um reforço no policiamento ostensivo preventivo em todas as regiões da Capital, ficando o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) com a responsabilidade de gerenciar o planejamento das ações e as suas unidades subordinadas com a execução das metas e objetivos traçados pela operação.
A Operação Cidade Segura tem a finalidade de proporcionar ao cidadão a tranquilidade e segurança para os festejos natalinos e de final de ano, uma vez que neste período há aumento da circulação de valores, compras e uso dos espaços públicos, potencializando a exposição da população às ações insidiosas de criminosos, que se aproveitam de diversas circunstâncias para entrarem em ação.
Especificamente na área do 10º Batalhão de Polícia Militar, foram realizadas blitzes educativas e bloqueios de trânsito, com distribuição de panfletos com dicas de segurança, orientações, abordagens a pessoas e veículos com o intuito de inibir o cometimento de crimes e garantir que a população pudesse fazer seus festejos em um ambiente de maior tranquilidade.
Além das blitzes, foram realizadas diariamente ações preventivas especificas em bairros da Região Urbana do Anhanduizinho, visando atuar na identificação de pessoas procuradas pela justiça, bem como portando instrumentos para prática de crimes, como por exemplo, armas de fogo. Igualmente, de forma simultânea foram feitas ações repressivas, culminando em 126 prisões em flagrante delito, por crimes diversos.
A operação deu-se o início em 3 de dezembro de 2016, sendo feitas 13.471 abordadas à pessoas e 5.663 veículos vistoriados e checados, repercutindo na captura de 42 pessoas com mandado de prisão em aberto, apreensão de 7 armas de fogo e a recuperação de 37 veículos com queixa de furto/ roubo.
Igualmente, em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve a diminuição em 36% de furtos e de 50% de roubos. Já nos crimes contra a vida, houve a redução em 75% dos homicídios.
O Comando do 10º Batalhão de Polícia Militar ressalta que os dados indicadores foram positivos, devido um trabalho intenso das equipes em todos os bairros da Região Urbana do Anhanduizinho, com atenção especial para os locais de maior circulação de pessoas, corredores comerciais, redes bancárias e pontos/ terminais de ônibus; e a participação da população na discussão das demandas, por intermédio dos Conselhos Comunitários de Segurança.
10º BPM – Sua Proteção, Nossa Missão!
Curta nossa página no Facebook e compartilhe as ações do 10º BPM!







