Campo Grande (MS) – Na tarde desta quinta-feira (17), policiais do 10º Batalhão de Polícia Militar participaram do encerramento das atividades do Programa Rede Solidária – unidade Ruth Cardoso, no bairro Dom Antônio Barbosa, evento que contou com a presença de cerca de 800 pessoas.
O projeto Rede Solidária vem funcionando efetivamente há pouco mais de trinta dias, mas já foi possível desenvolver importantes atividades, como a formação de turmas nos cursos de panificação, costura e informática. Os trabalhos serão retomados a partir do dia 4 de janeiro de 2016, e a expectativa é de que novas parcerias aconteçam e de que outros cursos sejam oferecidos, tais como horta orgânica, para um público cada vez mais abrangente.
Apesar de ainda recente, o Rede Solidária já atendeu cerca de trezentas crianças, adolescentes e jovens, de idades entre 6 e 18 anos, nos cursos de grafite, violão, percussão, flauta, karatê, capoeira, teatro, canto coral, informática, balé, dança contemporânea, padaria e costura, além das orientações dadas pela Escola da Família aos cadastrados. Foram atendidos ainda 50 adultos, nos cursos de padaria, costura e informática.
As instalações do pólo Ruth Cardoso contam também com biblioteca, brinquedoteca, sala de informática, espaço para balé, dança moderna e oficinas de arte.
Durante o encerramento das atividades de 2015, foram feitas apresentações de música, encenação de peças de teatro, balé – contando com a presença de duas bailarinas profissionais -, capoeira, entre outros, e foram também entregues os certificados aos alunos que concluíram os cursos oferecidos. No local foram distribuídos ainda cerca de 600 brinquedos, sendo 350 deles pelo próprio Rede Solidária, e 250 doados pelo Rotary Club de Campo Grande, que enviou ao local o papai e a mamãe noel que chegaram nos veículos de apresentação brucutu e brucuteia, que despertaram a curiosidade e provocaram entusiasmo na garotada que se fazia presente.
O evento contou com a presença das autoridades: professora Rose Modesto, vice-governadora do estado de Mato Grosso do Sul e secretária de estado de direitos humanos e assistência social; Fátima Azambuja, primeira-dama do Estado de Mato Grosso do Sul; Ângela Nunes, superintendente de benefícios sociais; Luciana Azambuja, sub-secretária de políticas públicas para mulheres; tenente-coronel Emerson de Almeida Vicente, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar; Wilton Acosta, presidente da fundação do trabalho/MS; Ângela Brito, diretora executiva do Programa Rede Solidária (Sedhast); e Cleunice Mello Barbosa, diretora da unidade Ruth Cardoso – Economia Solidária.
A presença da polícia militar não apenas garantiu que o evento transcorresse dentro da normalidade, como demonstrou mais uma vez o empenho do 10º BPM em estreitar os laços com a comunidade da área, sempre com foco na filosofia de polícia comunitária, com o fim de garantir que essa aproximação gere parcerias que produzam resultados positivos no avanço da segurança pública, garantindo que os diversos atores sociais convivam em um ambiente de harmonia e prosperidade.








