Paranaíba (MS) – Nessa terça e quarta-feira (23 e 24), à partir das 08 horas, policiais militares do 13º Batalhão de Polícia Militar, integrantes do efetivo da sede da unidade militar em Paranaíba, realizaram seu 1º treinamento operacional com tiros.
O treinamento foi realizado em virtude da necessidade de capacitação operacional continuada dos policiais do 13º BPM face à tentativa de aumento da criminalidade na região. As ações se realizaram em local apropriado e distante do núcleo urbano com a participação de todos os policiais militares da sede do batalhão.
Ministraram as instruções e dirigiram os dois dias de treinamento o 1º tenente Ronaldo Lopes da Silva (CFO – Mato Grosso) e os aspirantes a oficial Wellington Luiz Peralta Cuenca (CFO – Rio de Janeiro) e Kleber de Souza Oliveira (CFO – Bahia). A equipe de instrução foi auxiliada pelo 1º sargento Fábio Leal (Força Nacional, Curso de ações táticas – Mato Grosso do Sul e Reações Avançadas em Incidentes Operacionais – R.A.I.O).
Várias técnicas e doutrinas de combate urbano e de defesa do cidadão foram exaustivamente treinadas. Exemplificativamente se observaram técnicas de saque rápido, empunhadura, pontaria, controle de cano, andar tático, abrigos, lanços, rastejo, tiro em pé, tiro deitado, tiros dinâmicos em movimento mediante progressão no terreno, tiro após o lanço e abrigo contra-fogo e tiros defensivos após extenuação física e emocional com a necessidade de recarga emergencial durante andar tático em combate.
O treinamento do efetivo envolveu 58 policiais militares, os quais passaram por todas as etapas necessárias para a conclusão do exercício. Respeitaram-se os direitos e as limitações físicas e emocionais de cada policial, contudo, observou-se grande empenho e dedicação dos instruendos durante todo o período!
Os policiais foram submetidos a exercícios físicos e desgaste emocional a fim de se aproximarem ao máximo possível de uma situação de combate urbano para a defesa do cidadão. Primou-se pelo tiro a fim de se neutralizar a ação do agressor sem excesso de disparos por parte do policial atirador.
A iniciativa do 13º BPM obteve total sucesso e aproveitamento, considerando-se que com o mínimo possível se organizou um treinamento complexo e de grande utilidade para os policiais militares operacionais. Os policiais foram previamente orientados quanto à dificuldade dos treinamentos, sendo liberados pelos instrutores aqueles que não desejavam executar as fases do treinamento, entretanto, não houve desistência e todos os policiais militares de modo voluntário concluíram todas as etapas do exercício operacional!
Adotaram-se todas as técnicas necessárias de segurança. Não se registraram incidentes ou acidentes. Uma equipe do Corpo de Bombeiros presenciou o treinamento durante os dois dias. Ao término, registrou-se que todos os policiais militares obtiveram o nível de aproveitamento necessário para o dia a dia policial militar, de modo que dentre as oito classificações de nível empregadas, observaram-se pontuações regulares, boas, muito boas, ótimas e excelentes. Apesar da dificuldade física e psicológica durante a execução dos disparos com armas de fogo, todos demonstraram estar preparados para situações de confronto para a defesa da sociedade!
Assessoria de Comunicação do 13º BPM
Publicações oficiais do 13 Batalhão de Polícia Militar acesse;
Site: hom.pm.ms.gov.br
Facebook: 13 Batalhão de Polícia Militar – PMMS
Publicação autorizada desde que citada a fonte












