Campo Grande (MS) – No ultimo dia 04, o GECAM (Grupamento Especializado com Apoio de Motocicleta) abordou um indivíduo de 28 anos na região do bairro Pioneira, em atitude suspeita. Após checagem verificou-se que o homem estava evadido do sistema prisional, constando contra o mesmo Mandado de Prisão em aberto. O abordado já havia sido preso anteriormente na companhia de um menor por envolvimento em roubo de veículos, que eram levados de Campo Grande (MS) até a fronteira com o Paraguai. O mesmo foi capturado para reingressar no sistema prisional.
Também no dia 04, no Jardim Nhanhá, o GECAM abordou um veículo Fiat Strada com placas da cidade de Cuiabá, cujo condutor de 38 anos, tentou intimidar a guarnição policial dizendo: “vocês não sabem com quem estão falando”. No momento em que seu veículo foi revistado, foi encontrado embaixo do banco do motorista uma pistola calibre .32 com seis munições no carregador. O autor foi preso por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido .
No inicio da noite, uma moto com dois indivíduos foi abordada na Rua Ana Luiza de Souza e na cintura de um deles, um rapaz de 20 anos foi localizado um revolver calibre 32 da marca Taurus, com seis munições e também um telefone celular que o mesmo afirmou ser produto de roubo, ocorrido havia pouco mais de 30 minutos. O autor e seu comparsa foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia.
Já no dia 05, durante patrulhamento na Avenida Manoel da Costa Lima, uma equipe do GECAM abordou um veículo FORD/ESCORT de cor azul, já conhecido por estar envolvido em um roubo a posto de combustível no inicio do ano. Na busca foram encontradas duas armas na posse do condutor, sendo que um revolver calibre .22 com numeração raspada estava em sua cintura e um outro revolver calibre .22, também com numeração raspada, foi encontrado em seu bolso. Em conversa com a guarnição policial, o homem indicou o local onde guardava droga, sendo localizadas 19 porções de maconha, totalizando 478g (quatrocentos e setenta e oito gramas). O autor estava acompanhado de sua esposa e de seu filho, de apenas 1 (um) ano de idade, e afirmou que comprou cada revolver por mil reais num beco no bairro Guanandi.
O GECAM – GRUPAMENTO ESPECIALIZADO COM APOIO DE MOTOS
O GECAM foi criado em 27 de agosto de 2015, com sede no bairro Vilas Boas, para ser uma Unidade de Motopatrulhamento, subordinada ao Comando Metropolitano da Policia Militar, o que inclui as cidades de Campo Grande, Terenos, Ribas do Rio Pardo e Sidrolândia. Em 9 meses de atuação o Grupamento tem comemorado seus resultados. O Comandante da Unidade, Major Anderson Luiz Alves Avelar, a produtividade da Unidade soma 31 Armas de fogo apreendidas, 92 Mandados de Prisão Cumpridos e 48 veículos recuperados (veículos roubados e furtados) e dezenas de traficantes presos, além do policiamento preventivo.
“Sempre acreditamos no policiamento com motos, em razão da maior facilidade de deslocamento deste tipo de viatura. A PMMS precisava intensificar esta modalidade de policiamento e isso foi feito com a criação do GECAM, até porque Campo Grande é uma capital, e assim como todas as outras, possui horários de maior fluxo de veículos, e por isso o motopatrulhamento é importante, a relação de tempo-resposta é mais vantajosa, se comparado ao atendimento com viaturas de 4 rodas. O GECAM foi criado com o propósito de ser um grupamento de motos de apoio rápido ao policiamento ordinário dos batalhões da capital, e para também realizar o patrulhamento de forma preventiva. A idéia é expandir este trabalho exitoso. Os desafios da Segurança Pública devem ser superados com criatividade, envolvimento pessoal, qualificação do material humano e logístico” – afirmou o comandante da Unidade.
Assessoria de Comunicação – 6ª CIPM










