Aquidauana (MS) – Passado os períodos festivos de final de ano e de carnaval, o 7ºBPM não dá trégua ao ilícito e realizou neste fim de semana a “operação arrastão”. O nome dado à ação é uma referência ao “modus operandi” do procedimento, pois trata-se de uma ação conjunta, onde as equipes operacionais do 7ºBPM – Radiopatrulha, Trânsito, Rotai (Rondas Ostensivas e Táticas do Interior), Getam (Grupamento Especializado e Tático em Ações Motorizadas), Base Móvel Comunitária – em parceria com a P.M.A (Polícia Militar Ambiental) buscam coibir as práticas ilícitas mais comuns aos finais de semana, tais como condutores embriagados, som automotivo, abordagens em locais de grande fluxo de pessoas e à estabelecimentos comerciais mais propícios ao surgimento de ocorrências, a exemplo de bares e lanchonetes, dentre outros. A “operação arrastão” foi desenvolvida nas cidades de Aquidauana e Anastácio, teve início às 18 horas de sexta-feira (12) e encerramento às 20 horas de hoje (14).
Várias abordagens à veículos (blitz) foram realizadas em pontos inopinados das cidades co-irmãs, também, foram realizadas abordagens à pessoas em atitudes suspeitas e frequentadores de locais suscetíveis a ocorrências.
Conforme o levantamento preliminar da Assessoria de Comunicação do CPA-3 / 7ºBPM os resultados da “operação arrastão foram os seguintes:
Veículos
- 101 (cento e um) veículos abordados.
Pessoas
- 193 (cento e noventa e três) pessoas abordadas
Ilícitos relacionados com a operação
- 09 (nove) pessoas detidas por posse de drogas.
- 07 (sete) mandados de prisão cumpridos, sendo 07 foragidos recapturados.
- 05 (cinco) pessoas detidas por lesão corporal.
- 02 (duas) pessoas detidas por “dirigir sem possuir CNH” (Carteira Nacional de Habilitação)
- 02 (duas) pessoas detidas por “porte de arma”.
- 01 (uma) pessoa por “dirigir embriagada”.
- 01 (uma) pessoa detida por ameaça.
- 01 (uma) pessoa detida por desacato.
Além dos números relacionados à operação, as equipes atenderam uma tentativa de homicídio, na cidade de Anastácio, onde dois autores, homens de 43 e 47 anos, desferiram golpes de faca contra a vítima, homem de 44 anos, tomando rumo ignorado. As equipes realizaram diligências logrando êxito em localizar os autores, bem como a faca utilizada no crime. Nesse caso os autores foram conduzidos à Delegacia de Polícia, onde foram autuados em flagrante pelo crime de “tentativa de homicídio”. A vítima segue internada, pois seu estado é grave.
O 7ºBPM esclarece que nesse tipo de operação (arrastão) as equipes se deslocam e abordam em comboio, pois o impacto visual e numérico de viaturas e policiais inibe a possibilidade de reação de indivíduos mal intencionados. Para tanto foram empregadas cinco viaturas 04 rodas, seis viaturas 02 rodas e 27 policiais, há de se mencionar que além dos ilícitos citados nesta matéria, a operação, também, originou procedimentos administrativos, dentre os quais; quatro veículos removidos ao pátio da Ciretran, vinte e oito autuações de trânsito e dois autos de recolhimento de documentação irregular. Operações como esta visam a manutenção da paz, da ordem e a prestação de uma segurança pública de qualidade aos cidadãos de bem.
Estas são as principais notícias policiais deste final de semana, voltaremos amanhã ou a qualquer momento com publicações dos atendimentos realizados na área do 7ºBPM. Acompanhem nossas publicações pelo site http://hom.pm.ms.gov.br/ ou pelo Facebook https://www.facebook.com/pmaquidauana
Assessoria de Comunicação Social – CPA-3 / 7ºBPM













