Aquidauana (MS) – Nesta quinta-feira (04), por volta das 17h, equipes da Polícia Militar, juntamente com a Polícia Civil, cumpriram mandados judiciais de busca e apreensão em três residências em Anastácio, cidade localizada a 135 km da capital do Estado, Campo Grande.
Com base nas informações colhidas por monitoramento realizado pela A.L.I (Agência Local de Inteligência) o poder judiciário estadual expediu mandados de busca e apreensão às residências onde, através deste levantamento prévio, constatou tratar-se de pontos de comércio de drogas (popularmente conhecido por “boca de fumo”).
Em posse das documentações judiciais, foram mobilizados cerca de 20 policiais, 06 viaturas da Polícia Militar e, ainda, acionada a Polícia Civil que auxiliou na execução simultânea dos mandados de busca e apreensão. A operação iniciou ainda no período da tarde e encerrou por volta das 22h desta quinta-feira (04). As incursões (adentramento) foram supervisionadas por uma Autoridade Policial e uma Oficial da Polícia Militar, sendo, as buscas, realizadas de maneira simultânea, o que resultou no fechamento de três pontos de comércio e distribuição de drogas e cinco pessoas autuadas em flagrante.
Dos pontos de revenda e distribuição de drogas que foram fechados, um é localizado na Aldeia Urbana conhecida como “Aldeinha”. No local foi flagrado um jovem, 20 anos, comercializando duas porções (paradinhas) de pasta base de cocaína, em seguimento a abordagem foi realizada busca domiciliar, ocasião em que os policiais encontraram, a quantia de R$ 300,00 (trezentos reais) e um “tablete” de maconha escondido em um fundo falso na cama do autor, a droga apreendida nesta residência totalizou 161 gramas após pesada.
Outro ponto, localizado no Jardim Progresso, foi necessário o auxílio do cão farejador do “Canil Setorial do 7ºBPM/Rotai”. No local, foram encontrados simulacros de arma de fogo (arma de brinquedo com características de armas verdadeiras), a soma de R$ 1.645,00 (mil seiscentos e quarenta e cinco reais) de origem não comprovada, materiais de procedência ilícita e outro “tablete” de maconha que, após pesado, totalizou 205 gramas, ainda, foi encontrada uma trouxinha de pasta base. Nesta residência foi detido um casal, sendo ela de 38 anos e ele 30 anos.
E o último ponto, situado na área central da cidade de Anastácio, também foi necessária a utilização de cão farejador e, no imóvel, foram localizados um “tablete” de maconha – após pesado totalizou 58 gramas – uma porção de parta base no interior de uma lata de fermento que, após pesado, totalizou 07 gramas e uma balança de precisão. Nesta residência foram identificados um jovem, 19 anos, e uma adolescente de 14 anos como os responsáveis pela comercialização das drogas.
A operação culminou na prisão em flagrante de quatro adultos e na apreensão de uma adolescente, todos foram encaminhados, juntamente com o material ilícito apreendido e seus respectivos celulares, à Delegacia de Polícia, onde foram autuados pelos crimes de “tráfico de drogas, associação criminosa e corrupção de menores” e responderão por seus atos à Justiça Estadual de acordo com as responsabilidades apuradas.
“A operação foi bem sucedida, colhemos a materialidade necessária para o Ministério Público oferecer a denúncia e o Poder Judiciário condenar os envolvidos de acordo com a participação efetiva de cada um. Os autores utilizavam um aplicativo de celular para se comunicar, distribuir drogas e orquestrarem as ações criminosas, mas os celulares foram apreendidos e as “conversas” que estão registradas também serão utilizadas como provas durante a instrução e julgamento do fato. A Polícia Militar está atenta a esse tipo de situação e pronta para agir de maneira enérgica no combate ao tráfico de drogas, mas vale frisar que a participação da comunidade é de suma importância nesses casos, pois na maioria das vezes o monitoramento se inicia a partir de uma denúncia anônima” – esclareceu a Oficial que esteve à frente da operação.
Assessoria de Comunicação Social – CPA-3 / 7ºBPM
Acompanhe estas e outras publicações do 7º BPM pelo site http://hom.pm.ms.gov.br/ ou pelo Facebook https://www.facebook.com/pmaquidauana








