Aquidauana (MS) – A área do 7ºBPM compreende as cidades Aquidauana, Anastácio, Miranda, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e as respectivas aldeias e distritos destes municípios. Em todas essas cidades foi adotado um procedimento padrão, visando à intensificação de abordagens e maior atenção aos crimes relacionados à folia (brigas, por exemplo) e ao consumo de bebidas alcoólicas, a essa padronização de procedimentos denominou-se “operação carnaval 2016”.
A “operação carnaval 2016” teve inicio nesta sexta-feira (06) e apresentou saldo positivo, resultado das abordagens a pessoas e veículos. Neste sábado não foi diferente, veja agora as principais ocorrências deste carnaval;
Miranda
Desobediência e resistência
Por volta de 01 hora da madrugada de hoje (7), na cidade de Miranda, os Policiais Militares que realizavam policiamento no evento de carnaval, perceberam um grupo de aproximadamente 18 jovens que destoavam das brincadeiras sadias que as outras pessoas praticavam. Dos jovens em questão um rapaz de 18 anos se destacava por mexer com as pessoas, chutar objetos e incitar brigas o que motivou a guarnição policial a proceder com abordagem de todo o grupo, ocasião em que aquele que se destacava recusou-se a ser abordado e afrontou os policiais.
Diante da situação, foi utilizada força moderada para neutralizar a resistência do individuo, sendo ele detido e encaminhado à Delegacia de Polícia onde foi autuado por “desobediência e resistência”.
Vias de fato
No mesmo evento, por volta das 04 horas de hoje, houve um princípio de desentendimento, onde duas mulheres, de 27e 24 anos, com auxílio de um homem, 28 anos, investiram com chutes, socos e golpes de capacete contra uma jovem de 25 anos. Os Policiais Militares que faziam policiamento no evento perceberam que o “trio partiria pra agressão” e tão logo os autores ensejaram agredir a vítima foram contidos pelos militares que estavam atentos à ação.
Diante dos fatos, o trio de autores foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia para as providências legais que o caso requer.
Aquidauana
Porte de arma
Por voltas das 15 horas de sábado (06), a equipe de radiopatrulha realizava policiamento ostensivo na área central da cidade, quando avistou um indivíduo com certo volume em sua cintura. Os militares procederam com a abordagem e busca pessoal ao autor, homem de 50 anos, sendo localizada em sua cintura uma faca do mesmo tipo que se usa em açougues.
Diante do fato, o homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi autuado por “porte de arma”.
Mandado de Prisão
Por volta das 17 horas, em um bar e lanchonete situada na Vila Pinheiro, a equipe da Rotai (Rondas Ostensivas e Táticas do Interior) cumpria o cronograma de intensificação de abordagens da “operação carnaval 2016” e, no local, várias pessoas foram submetidas à abordagem, busca pessoa e checagem junto ao sistema integrado.
Das pessoas abordadas, um homem de 41 anos, que ao ser checado junto ao sistema integrado foi constatado tratar-se de pessoa com pendências judiciais, fato que originou mandado de prisão expedido pelo poder judiciário.
Diante dos fatos, o mesmo foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia, onde aguarda, preso, posicionamento da justiça estadual.
Anastácio
Vias de fato
Por volta das 22 horas deste sábado (06), uma equipe de Radiopatrulha estava realizando “rondas”, no interior do Conjunto Habitacional Cristo Rei, quando uma senhora de 39 anos acenou com a mão e comunicou aos policiais que um homem estava bêbado, atirando pedras e ameaçando os vizinhos, sendo, ela, uma dessas vítimas.
Os militares deslocaram até o endereço apontado pela comunicante e localizaram o autor, um homem 43 anos, em visível estado de embriaguez e com um corte na cabeça. O mesmo foi submetido à busca pessoal, ocasião em que foi encontrada uma faca em sua cintura e ao ser indagado sobre a faca, o mesmo afirmou que era pra se defender, pois havia sido agredido por um de seus vizinhos, o que resultou na lesão na cabeça.
O outro envolvido, um homem de 37 anos que, supostamente, agrediu o autor, foi localizado, mas negou os fatos. Ao ser questionado apenas informou que o autor estava incomodando a vizinhança, que atirava paus e pedras em todos e, por fim, ameaçou todos com uma faca, mas que ninguém o agrediu. “Na verdade, ele estava tão embriagado que caiu sozinho” – afirmou o homem de 37 anos.
Diante de acusações controversas, onde u m homem de 43 anos afirmava ter sido agredido e outro de 37 afirmava o contrário, ambos foram encaminhados à autoridade policial plantonista para a elucidação dos fatos e responsabilidades legais.
Desordem e desacato
Por volta das 03:15 horas da madrugada de hoje (07), as equipes de Radiopatrulha realizavam policiamento em evento (baile de carnaval) quando percebeu um indivíduo promovendo desordem pelo local (mexia com as pessoas, tentava arranjar briga e chutou um reservatório de lixo), isso motivou a guarnição a proceder com a abordagem ao autor, jovem de 22 anos, mas ao dar a ordem para busca pessoal, o mesmo investiu contra a guarnição policial e tentou agredi-los a socos e pontapés.
O autor foi contido e imobilizado com auxílio de algemas, posteriormente foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi autuado por “desordem, desacato e lesão corporal dolosa”.
Furto
Neste mesmo local, por volta das 03:30 horas, outra equipe da PM que realizava policiamento percebeu dois homens acenando. Os militares foram ao encontro desses homens e um deles, jovem de 24 anos, informou que deixou seu capacete junto de sua motocicleta e que um indivíduo havia pegado o referido bem, disse ainda que dentro do capacete estava sua carteira com documentos pessoais e cartões de banco.
Em posse das informações repassadas pela vítima, os policiais fizeram buscas pelo local e encontrou o autor, jovem de 22 anos, em posse do capacete da vítima. Quando questionado sobre os fatos e sobre a carteira que não estava com autor no momento da abordagem, o mesmo afirmou que pegou o capacete enganado, que se equivocou, mas que não sabia de certeira alguma.
Diante dos fatos, a equipe policial conduziu o acusado à Delegacia de Polícia para as providências inerentes ao caso.
Acompanhe nossas publicações pelo site http://hom.pm.ms.gov.br/ ou pelo Facebook https://www.facebook.com/pmaquidauana
Assessoria de Comunicação Social – CPA-3 / 7ºBPM








