Nova Andradina (MS) – O 8° Batalhão de Polícia Militar “O Guardião do Vale do Ivinhema” iniciou na segunda-feira (02) em parceria com Sindicato Rural de Nova Andradina o Policiamento Rural na região do Vale do Ivinhema. A violência deixou de ser um fenômeno urbano e tornou-se também um problema nas zonas rurais e nas comunidades agrícolas.

As tecnologias no campo e os resultados positivos da economia e da agricultura despertaram a atenção dos criminosos. Com isso houve a necessidade de criar novos mecanismos de resposta a essa comunidade que muitas vezes estão isoladas. A criação do patrulhamento rural onde o objetivo é garantira a ordem e a segurança pública na área rural é realizada através do patrulhamento ostensivo-preventivo para atender as necessidades do “homem do campo”, garantindo que suas atividades agropecuárias e de abastecimento possam ser desenvolvidas com o devido acesso à segurança.
Como pronta resposta a equipe policial destinada a esta modalidade de policiamento, visitou algumas propriedades rurais da região que pertence ao 8° batalhão e apresentou aos moradores rurais o plano de trabalho da Polícia Militar através do programa “Campo mais Seguro”. Durante as visitas, os policiais ouviram às demandas dos moradores e traçam estratégias de prevenção à ilícitos. Abordagens também foram intensificadas para promover uma maior sensação de segurança, além de coibir delitos cometidos frequentemente em propriedades rurais, em especial o furto de gado e de implementos agrícolas.

Os patrulheiros rurais realizarão diariamente o policiamento em diversos pontos estratégicos da zona rural, intensificado as abordagens e visitado diversos moradores, os quais receberão uma cartilha contendo dicas de segurança para que adotem condutas que contribuam para a criação de cultura de prevenção. Os moradores da zona rural poderão contribuir com a Polícia Militar denunciando atos suspeitos, através do telefone 190.
Assessoria de Comunicação do 8° BPM
“O Guardião do Vale do Ivinhema”







