Aquidauana (MS) – Ontem (15), às 19 horas, no “Plenário da Câmara Municipal de Aquidauana”, o Vereador Thales Leite, PSDB, indicou “Moção de Congratulações” aos Policiais Militares Amir Vallejo da Silva, Delson Garcia da Silva e Genilson de Andrade Silva, por terem salvado a vida de um idoso em situação de parada cardiorrespiratória.
Entenda os fatos;
O idoso em questão, 79 anos de idade, trafegava em um veículo como passageiro, este veículo se envolveu em um acidente de trânsito com uma motocicleta e os condutores envolvidos, com os ânimos acirrados, começaram a discutir. No local, a equipe de trânsito – Sargento Vallejo, Cabo PM Delson e Soldado PM Genilson – iniciou os procedimentos de praxe e, em continuidade ao atendimento, o idoso ficou nervoso com a discussão dos condutores e isso ocasionou “mal súbito”, sendo necessária a imediata intervenção dos militares, que prestaram os primeiros socorros.
Foi realizada “massagem cardíaca com ciclo” (conhecida, também, como massagem cardíaca intervalada) e assim que o idoso recobrou os sentidos a equipe o conduziu ao pronto socorro local, onde os médicos plantonistas atestaram o enfarto e a importância dos primeiros socorros realizados.
Moção de Congratulações
O fato chegou ao conhecimento do Vereador Thales Leite, PSDB, que elogiou publicamente a ação dos Policiais Militares e apresentou a comenda aos demais Edis da casa que, após votação, foi aprovada por unanimidade.
O caso, bem como a outorga, chegou ao conhecimento do Comando do 7ºBPM, Tenente Coronel Furtado, que disse: “O efetivo do 7ºBPM é lúcido tanto em ações de combate à criminalidade, quanto em ações de preservação da vida humana. Nossa população pode contar conosco, pois estaremos sempre em prontidão e acirrados ao que é legalmente justo e daquilo que busca a preservação da vida. Não mediremos esforços em bem atender nossa comunidade e a ação desses Policiais Militares, além de digna de elogios e reconhecimento, é a prova desse compromisso”.
“Incorporei na Polícia Militar há 17 anos, o Soldado Genilson há 8 anos, o Sargento Vallejo é mais antigo ainda e, nenhum de nós, havia se deparado com uma situação dessas. Você está vendo a pessoa morrer na sua frente e fica impotente, tenta colocar em prática todos os conhecimentos de primeiros socorros que aprendeu na academia de formação e a situação vai ficando mais aflita a cada movimento, até que a Mão de Deus toca em você e Te usa como instrumento para salvar aquela vida. No momento em que a vítima esboçou reação e recobrou os sentidos, nossos sentimentos de alegria e satisfação foram tão grande que, com palavras, não dá pra explicar”! – disse o Cabo Delson.
Quer saber em primeira mão as principais notícias do 7ºBPM? Acompanhe nossas publicações pelo site http://hom.pm.ms.gov.br/ ou pelo Facebook em nossa página https://www.facebook.com/pmaquidauana
Assessoria de Comunicação Social – CPA-3 / 7ºBPM








