Campo Grande (MS) – A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul lançou no mês de julho passado o Programa Obtenção de Capacidade Operacional Plena – OCOP, um plano voltado à segurança da sociedade campo-grandense e região metropolitana. Foram 48 novas viaturas entregues a população e o Centro de Operações Policiais Militares – COPOM, que utiliza tecnologia avançada para proporcionar mais agilidade ao atendimento.

Todas as regiões da Capital foram reforçadas, devido a divisão implementada pelo programa, proporcionando mais proximidade com a comunidade e em conformidade com a filosofia de polícia comunitária, amplamente difundida durante a formação dos policiais em Mato Grosso do Sul.
Após o lançamento do Programa, os índices criminais na Capital apresentaram suntuosa redução em várias hotspots – áreas de incidência criminal. Em um comparativo com o mesmo período do ano de 2020 (Jun/Out), a PMMS apreendeu este ano em Campo Grande 14,9% a mais de armas de fogo, além de 18,8% de mandados de prisão a mais cumpridos.
O crescimento no número de apreensões e prisões se deu pela soma de vários fatores, entre os principais podemos citar: a formação dos novos Soldados que estão nas unidades operacionais; a entrega de dezenas de viaturas operacionais; o investimento em equipamentos modernos, que proporcionam maior celeridade ao processo chamada-despacho-atendimento de ocorrências; e principalmente, o empenho dos policiais militares na prestação de serviços à população. As ações preventivas foram reforçadas, otimizando o tempo resposta dos chamados e solução de conflitos que afligem a paz social.







