Campo Grande (MS) – O Centro de Equoterapia da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (CEQUO/PMMS) realizou nesta manhã (17/09) a solenidade de abertura da VI Etapa do Ranking da Federação Sul Mato Grossense de Hipismo e da VIII Paralimpíada do Centro de Equoterapia da PMMS.

A VI Etapa do Ranking da Federação Sul Mato Grossense de Hipismo, iniciou-se no sábado (16/09) e as provas irão ocorrer até o período da tarde deste domingo.
Os praticantes de equoterapia farão demonstrações das atividades desenvolvidas durante seus atendimentos, respeitando os limites individuais, porém o intuito maior versa sobre a conquista da liberdade em prol da qualidade de vida não só dos praticantes, mas também de seus familiares. A equoterapia estimula a inserção social, ou seja, auxilia na inclusão social em qualquer ambiente, uma vez que, tem oportunidade de externar suas emoções de maneira ostensiva e liberal para todos os espectadores.

CEQUO/PMMS foi fundada em 03 de Setembro de 2002, sendo que a Equoterapia é uma atividade conceituada pela Ande-Brasil, (Associação Nacional de Equoterapia) como “Método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação”, o qual busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. No entanto, passou a ser reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como método terapêutico em conformidade com o parecer 6/97, aprovado em sessão plenária de 09 de abril de 1997, e, pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em 27 de março de 2008.

A solenidade contou a presença do Comandante do 1° Esquadrão de Polícia Militar Montado, Major PM Guilherme Dantas Lopes que agradeceu a presença de todos e frisou “é gratificante ver o que a Equoterapia faz na vida dessas crianças e seus familiares”.
A Equoterapia recebeu apoio de vários parceiros como a ADEQUESTRE, a Federação Sul Mato Grossense de Hipismo, o Corpo de Bombeiros Militar, entre outros que ajudaram nesta solenidade para que o evento torne-se uma referência em nosso Estado.

O Comandante-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Waldir Ribeiro Acosta, agradeceu a presença de todos, citou que a Equoterapia também considerada um projeto com bases na Polícia Comunitária, onde a população se aproxima ainda mais da Polícia, e frisou: “é com grande prazer que recebemos todos os familiares neste evento, que nos mostra o quão é importante este trabalho realizado pela Polícia Militar para a população Sul Mato Grossense”.
Assessoria de Comunicação PMMS
                
                        
                        



	

