O saldo da Operação foi muito positivo segundo o comando do 3º Batalhão da PM de Dourados, operação essa que ocorreu de 02 de dezembro de 2021 a 02 de janeiro de 2022.
Muitas ações preventivas foram proporcionadas através de um planejamento orquestrado pelo Comando Geral da PMMS e do Comando de Policiamento da Área 1 (CPA-1), responsável pelo policiamento da região de fronteira sul, principal área do interior do estado.
Com planejamento operacional das unidades, logística disponibilizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e do Comando Geral da PMMS através do CPA-1, bem como reforço do efetivo do 3º Batalhão da PM com 3 Aspirantes Oficiais da Academia da PMMS e ainda mais um 2º Tenente do Curso de Habilitação de Oficiais da PMMS.
Apesar de focar na prevenção, durante toda a operação foram presas 108 pessoas pelo cometimento de diversos crimes e contravenções penais previstos na legislação vigente.
Também foram cumpridos 13 mandados de prisão durante o período da operação, retirando tais foragidos da justiça de circulação.
Preventivamente as ações registraram quase 2mil abordagens a pessoas, 859 vistorias a veículos, sendo 9 veículos produto de roubo/ furto recuperados e 39 removidos ao pátio do DETRAN por questões de trânsito. Também foram confeccionados 704 autos de infração de trânsito.
Duas armas de fogo e mais de 50 quilos de maconha foram apreendidos por policiais do 3º BPM durante a operação “Boas Festas”, além de 50 pacotes de cigarro de origem estrangeira produto de contrabando.
Planejamento
A positividade das ações empenhou um total de 266 policiais militares, 34 viaturas entre motocicletas e veículos 4 rodas. Os alunos do Curso de Formação de Soldados com polo no CPA-1, foram utilizados no policiamento ostensivo a pé na área comercial de Dourados.
Com o planejamento operacional desencadeado pela unidade policial, a sensação de segurança para o cidadão douradense aumentou consideravelmente, principalmente durante as compras de fim de ano, tendo o planejamento saturado as principais áreas de fluxo de pessoas e veículos da cidade.
Para o comandante do 3º Batalhão da PM de Dourados, tenente coronel PM Helbert Davyson Romeiro de Souza, as ações preventivas contiveram o ímpeto criminal na cidade, uma vez que a ostensividade da Policia Militar pode ser notada e sentida em praticamente toda a zona leste de Dourados.
“Promovemos policiamento preventivo de qualidade aos nossos munícipes e inibimos ações criminais de media e alta gravidade em nossa área de atribuição, fechando o ano de 2021 com saldo bastante positivo no quesito sensação de segurança proporcionada ao cidadão douradense.” Concluiu o comandante.
Com a finalização da operação “Boas Festas”, a unidade se prepara para os desafios de 2022 que primeiramente é terminar a formação dos Alunos do Curso de Formação de Soldados e entregar a sociedade profissionais proficiente e proativos, engajados na segurança publica e comprometidos com a sociedade.
Em seguida viabilizar via Comando Geral a implantação do OCOP (Programa de Obtenção da Capacidade Operacional Plena), requerendo implemento na logística e nos recursos humanos da unidade.
E finalizando o planejamento, proporcionar a melhor qualidade de trabalho possível, com as melhores escalas de serviço e melhores equipamentos aos nossos policiais militares, que compõem a engrenagem fundamental na garantia de uma segurança pública de qualidade na cidade de Dourados.
Leia também







