Na ultima quinta-feira dia 12 de Maio, em Bela Vista, foi realizado uma formatura alusiva ao dia da Cavalaria.
O comandante do 10° RC Mec – REGIMENTO ANTÔNIO JOÃO, tenente-coronel Kenji Alexandre Nakamura, recepcionou varias autoridades, dentre elas o comandante do 11°BPM, tenente-coronel Wilson Cesar Velasques.
Após a solenidade militar, o veterano Cap Mattos, conduziu um tour histórico pelo Regimento para convidados, destacando fatos e curiosidades que marcaram a centenária linha do tempo dos Lanceiros do Apa. Como forma de interação com o público, o comandante do 10° Rc Mec proporcionou um passeio a cavalo pela área de instrução da unidade e finalizando o evento, foi servido o almoço com a famosa costela assada à fogo de chão.
Um pouco de história: O surgimento da guerra como choque de vontades determinou aos homens incansável busca por lutar com superioridade. Os guerreiros de outrora perceberam, enfim, a importância da situação em que se devia combater: criaram-se plataformas móveis e foram feitas associações aos animais de maior porte, obtendo-se, desse modo, decisiva vantagem em mobilidade e poder de choque. Tal avanço, em sânscrito, foi denominado “akva”, origem da palavra “cavalaria”.
O caballus, palavra do latim, foi o animal que melhor encarnou essa forma de combater. Inicialmente empregado em carros de guerra ou bigas no Egito, Suméria e Roma, somente com sua montaria – em simbiose única na Natureza – gerou-se o mais formidável conjunto da História, sob o comando do Cavaleiro, monarca dos horizontes largos e desconhecidos.
Veja fotos do dia















