Paranaíba (MS) – Na noite de ontem (20/02), o Comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar de Paranaíba juntamente com o 1º Sgt PM Carlos Alberto Cáceres Cavalheira e o 3º Sgt PM José Bernardo Neto estiveram presentes no Sindicato Rural de Paranaíba, oportunidade em que apresentaram o projeto de implantação do Policiamento Rural Comunitário Georreferenciado aos produtores rurais do município.

O modelo de Patrulhamento Rural apresentado tem como princípio a filosofia de Polícia Comunitária, onde os policiais militares, devidamente capacitados para atuarem na área, estreitam laços de confiança com a população rural para juntos trabalharem na resolução das questões de segurança pública no campo.

O projeto conta com a utilização de tecnologias para o georrefenciamento das propriedades rurais, bem como o monitoramento dessas áreas, através de placas indicativas de “ÁREA MONITORADA”, o que facilita a localização das propriedades monitoradas, assim como previne possíveis ilícitos e agiliza o atendimento dos policiais militares, o que torna o patrulhamento mais eficiente e eficaz.
As propriedades rurais, no modelo proposto, passam a ser monitoradas pelas equipes da patrulha rural, recebem uma placa de identificação e tem, voluntariamente, os proprietários rurais, funcionários, veículos e maquinários da propriedade rural cadastrados num aplicativo que alimenta um banco de dados que subsidiam o serviço de Inteligência e facilitam as ações dos patrulheiros rurais. Além de outras inovações que foram apresentadas durante a reunião.



Assessoria de Comunicação do 13º Batalhão de Polícia Militar







