Campo Grande (MS) – Na noite desta quinta-feira (10), foi realizada a 1ª Reunião dos Conselhos Comunitários de Segurança da Região do Anhanduizinho, área de atuação do 10º Batalhão de Polícia Militar. O evento ocorreu as 19h, na escola Wilson Taveira Rosalino, no bairro Aero Rancho, e contou com a presença do Coordenador Estadual de Polícia Comunitária, coronel Carlos de Santana Carneiro; do comandante do 10º BPM, tenente-coronel Emerson de Almeida Vicente; do Coordenador de Polícia Comunitária do 10º BPM, capitão Maurício Pavão Flores, além dos presidentes de Conselhos Comunitários de Segurança e autoridades de outras instituições ligadas à segurança pública.
O objetivo da reunião foi o de se traçar metas para as atividades que serão desenvolvidas durante o ano de 2016, que visam fortalecer as iniciativas já em andamento, bem como iniciar outras ações, que visem integrar cada vez mais a comunidade nos trabalhos referentes à segurança pública, para que haja uma ainda maior abrangência no alcance dos trabalhos.
No início do evento houve uma breve confraternização, com o oferecimento de um coffee break aos presentes, e conversas preliminares sobre a situação de cada região, suas realidades e necessidades. Durante o ato, o capitão Maurício fez uma explanação sobre os objetivos a serem alcançados para os próximos meses, reforçando o princípio da filosofia de polícia comunitária como norteador dos trabalhos e salientando a importância de se multiplicar esta filosofia, num empenho de se arregimentar o maior número possível de colaboradores, para que os resultados se mostrem cada vez mais positivos. Foram mencionados também alguns métodos modernos de intervenção, que estão sendo adotados em outros estados e mesmo outros países, que contribuem para a garantia cada vez maior de segurança à população, como por exemplo a colaboração entre vizinhos, com sinais sonoros e troca de mensagens por celular.
O cabo da PM, Robson Vieira Franco, que é instrutor de artes marciais do Projeto ReAção, apresentou os resultados do trabalho realizado pelo projeto, que contribui para que crianças e adolescentes melhorem seus desempenhos escolares, além de permitir que possam dar início a uma carreira no esporte, projeto este que conta com uma ampla aprovação dos pais que tiveram seus filhos contemplados pelas instruções. Em abril serão retomadas as atividades com a abertura de novas turmas.
O comandante do 10º BPM tenente-coronel Almeida e o Coordenador Estadual de Polícia Comunitária, coronel Santana, manifestaram o enorme apreço que dedicam aos Conselhos Comunitários, afirmando que as ações se farão cada vez mais presentes, uma vez que é visível o benefício trazido pela parceria feita com membros das comunidades, que através da troca de informações interfere de maneira decisiva no combate aos crimes de naturezas diversas.
O comando do 10º BPM tem a satisfação de contar com o apoio dos Conselheiros Comunitários de Segurança, e não serão poupados esforços para que estas parcerias se ampliem ainda mais, o que só trará benefícios a todos, pois garantirá um ambiente de melhor qualidade de vida a todos os moradores e trabalhadores da região do Anhanduizinho.








