Paranaíba (MS) – Nesse domingo (21), às 17h30, policiais militares do 13º Batalhão de Polícia Militar, integrantes da Força Tática, prenderam um cidadão por corrupção ativa em Paranaíba! Acompanhe logo abaixo, os detalhes da ação!
Os policiais militares, integrantes da força tática realizavam patrulhamento em regiões de significativa periculosidade em Paranaíba. Em dado momento, visualizaram duas motocicletas sendo conduzidas sobremodo anormal. Quando os condutores perceberam a presença da força tática, tentaram desviar da possibilidade da abordagem! Entretanto a força tática os capturou e foi bem sucedida em realizar a abordagem! O fato se deu na avenida dos Expedicionários no bairro De Lourdes. O piloto de uma das motocicletas, maior de idade, trafegava com a documentação regularizada, dentro dos padrões legais e foi liberado. O proprietário da outra motocicleta, um rapaz de vinte e cinco anos de idade, porém, incidiu sobre uma infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Os policiais militares iniciaram a notificação. Nesse momento, contudo, o jovem iniciou sua fala na tentativa de impedir a ação dos policiais militares. O homem ofereceu uma ´´coca ou uma caixa de cerveja´´ para que os policiais militares da força tática o liberassem e por conseguinte não realizassem o dever legal. Exemplificativamente, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, define tal conduta como sendo corrupção ativa:
´´É oferecer vantagem indevida a um funcionário público, em troca de algum tipo de favor ou beneficio. O crime é cometido por particular que não é funcionário publico (…)´´
E ainda:
´´Basta o simples ato de oferecer a vantagem que o crime é considerado como praticado, não há necessidade de que o funcionário publico aceite a vantagem.´´
Nesse momento, os militares deram voz de prisão ao rapaz em razão do cometimento de corrupção ativa! Os policiais militares apresentaram o cidadão na delegacia de polícia civil para execução das medidas judiciais pertinentes. Os direitos constitucionais foram garantidos.
O 13º BPM pede ao cidadão que, caso tenha conhecimento, comunique imediatamente à polícia militar relativamente às ocorrências criminosas em Paranaíba. Várias prisões e apreensões têm sido realizadas graças ao trabalho conjunto da sociedade com a polícia militar! Essa atitude preserva sua segurança, de sua família e de toda a sociedade. Armas de fogo ilegais comprometem e expõem à possibilidade de danos desastrosos e irreversíveis a sociedade brasileira. Tais situações, inclusive, podem subsumir a pretensão da realização de outros crimes gravosos, como homicídio, roubo e outros. Faça seu papel de cidadão. Denuncie.
13º BPM, compromisso com a sociedade, com a segurança, com você!
Assessoria de Comunicação do 13º BPM
fonte: http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/direito-facil/corrupcao-ativa
Publicações oficiais do 13 Batalhão de Polícia Militar acesse;
Site: hom.pm.ms.gov.br
Facebook: 13 Batalhão de Polícia Militar – PMMS
Publicação autorizada desde que citada a fonte







