Corumbá-(MS) Nesta sexta-feira (14/05), o Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Corumbá Tenente Coronel Cesar Freitas Duarte e a Sub Comandante Major Katiane de Almeida Mustafa, participaram da solenidade, onde se comemorou o aniversário do 17º Batalhão de Fronteira (17º B Fron), “Batalhão Antônio Maria Coelho”, que completou seu 175º aniversário.
Na ocasião foram agraciados com o diploma amigo do Batalhão “Antônio Maria Coelho”, que é concedido como forma de reconhecimento.

A organização militar é subordinada à 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e celebrou a data com formatura militar realizada na presença de autoridades civis e militares. Atualmente, o Batalhão é comandado pelo tenente-coronel Niller André de Campos e conta com 908 militares, incluindo aqueles destacados no Forte de Coimbra e Porto Índio.
17º Batalhão de Fronteira surge em 1842
As origens do 17º B Fron remontam a 14 de maio de 1842, data de criação do corpo provisório de caçadores de Minas Gerais, na cidade de Ouro Preto. Denominado de 21º Batalhão de Caçadores durante a Guerra da Tríplice Aliança, obteve memoráveis vitórias nas batalhas de Laguna, Bela Vista e Machorra.
Seu patrono, Antônio Maria Coelho, comandou 400 homens que saíram de Cuiabá pelo rio, para libertar Corumbá do domínio paraguaio, em 13 de junho de 1867. A organização passou a ser denominada de 17º BC a partir de 1920 e, somente em 1994, passou a ser chamada de 17º B Fron, sendo hoje uma organização militar de emprego peculiar em operações no Pantanal.
“Antônio Maria Coelho teve várias vertentes, foi o primeiro presidente da província de Mato Grosso, foi autor da bandeira do Mato Grosso. Lembram-se dele na retomada de Corumbá, mas quando teve a invasão, foi ele que evacuou 120 famílias de Albuquerque até Cuiabá, então é um homem que tem uma história muito rica que merece ser estudada”.
Assessoria de Comunicação Social do 6º BPM/CPA-3.







