Aquidauana (MS) – Iniciada às 18 horas desta quarta-feira (12), a Operação Semana Santa foi desencadeada como uma conduta padrão a ser adotada por todas unidades subordinadas ao 7ºBPM de Aquidauana. Tal padronização visa o emprego coeso do efetivo policial, bem como a intensificação de abordagens a pessoas, veículos e locais mais suscetíveis ao surgimento de ocorrências policiais (estabelecimentos comerciais tais como bares, lanchonetes, clubes, dentre outros de grande concentração de pessoas).
Ao final da Operação Semana Santa a Assessoria de Comunicação Social do 7ºBPM divulgará os detalhes dos resultados alcançados e, de imediato, publicaremos os resultados parciais das atividades desempenhadas. Acompanhe agora o saldo parcial da Operação Semana Santa;
Anastácio
Trânsito
Por volta das 14h do dia 13, no cruzamento das ruas Carlos Luzardo e 04 de Abril, a Equipe de Radiopatrulha avistou um veículo Uno, de cor vermelha em condições suspeitas de tráfego. Sob fundada suspeita os Policiais Militares realizaram a abordagem e constataram tratar-se de condutora não habilitada. No local foram confeccionadas as notificações de trânsito e, em ato contínuo, a mulher – 34 anos – e o veículo foram encaminhados à autoridade policial para as providências legais.
No mesmo dia, por volta das 17h, a equipe realizava abordagem à veículos, ocasião em que flagraram um adolescente – 16 anos de idade – conduzindo uma motocicleta Honda de cor preta. Diante da situação, os pais do adolescente foram chamados no local, foram confeccionadas notificações de trânsito e o veículo apreendido e encaminhado ao pátio da Ciretran de Anastácio.
Drogas
Ainda no dia 13, por volta das 21h, nas imediações do Jardim Campanário, a equipe PM da Rotai (Rondas Ostensivas e Táticas do Interior) realizava policiamento ostensivo, oportunidade em que avistou dois indivíduos em atitude suspeita, pois ao perceberem a viatura policial demonstraram exagerado nervosismo. Os militares realizaram abordagem e constataram tratar-se de um jovem de 18 anos e um adolescente de 17 anos, durante busca pessoal foram localizadas nas vestes dos abordados certa quantidade de pasta base de cocaína. Ao serem indagados sobre a procedência da droga os envolvidos desconversaram e disseram ter adquirido de um desconhecido, mas durante a entrevista o celular do jovem tocou e ao atender o interlocutor disse “Cade você? Está trazendo minha parada? É de dez (R$ 10,00) que eu quero hein, anda logo“! Caracterizado o comércio da droga, a Guarnição Rotai iniciou diligências e localizou o comprador – outro adolescente – que confirmou a aquisição da droga pelo valor de R$ 10,00 (dez reais). Diante dos fatos, o Conselho Tutelar foi acionado e todos os envolvidos foram encaminhados, juntamente com a “paradinha”, à Delegacia de Anastácio para as providências legais inerentes ao caso, que segue sob investigação para saber com exatidão a procedência e destinação desta droga.
Fornecer bebida a menor
Ainda em Anastácio, por volta das 00horas do dia 15, a equipe de Radiopatrulha foi acionada, via 190, para atender ocorrência de “som alto” (perturbação). No local os policiais constataram uma espécie de festa regada a vodca e energético. Constataram ainda que havia um grande número de adolescentes fazendo uso dessa mistura (energético e álcool) ficando caracterizado crime. O proprietário da residência mais quatro de seus amigos (organizadores da festa com idade de 18 e 19 anos) foram cientificados do cometimento de infração penal, sendo eles, todos, detidos e encaminhados, juntamente com aparelhagem de som e bebidas alcoólicas apreendidas, à Delegacia de Polícia.
Aquidauana
Drogas
Dia 14, entre 18 e 19 horas, dois jovens foram detidos por “portar drogas para consumo pessoal“. O primeiro caso ocorreu nas imediações da Vila Paraíso, ocasião em que um jovem de 21 anos foi abordado e durante busca pessoal foi localizado em uma das mãos um invólucro contendo certa quantidade de maconha. Ao ser questionado sobre a droga o autor passou a ofender a guarnição PM e tentou empreender fuga. Diante da situação, foi necessária a utilização de algemas para conter o ímpeto do usuário que, após contido, foi encaminhado juntamente com a droga à Delegacia de Polícia, onde foi autuado por portar drogas para consumo pessoal.
O outro caso se deu no Bairro São Francisco quando Equipes Policiais realizavam abordagens à frequentadores de bares e lanchonetes em atitude suspeita. Foi em uma dessas abordagens que os policiais localizaram um cigarro de maconha no bolso de um jovem de 20 anos. Ao ser questionado sobre a droga o mesmo informou onde, o horário e com quem comprou. Em posse destas informações o acusado e a droga foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Aquidauana, onde o caso seguirá sob investigação.
Som alto
Por volta das 04 horas da manhã deste sábado, a equipe de Radiopatrulha atendeu uma solicitação de perturbação de sossego. A vítima se propôs a representar contra o autor – um jovem de 27 anos – e diante das evidências constatadas pela guarnição policial, autor, veículo e aparelhagem sonora foram encaminhados à Delegacia de Policia de Aquidauana para a responsabilização penal que o caso requer.
Estas são algumas das ocorrências relacionadas à Operação Semana Santa. Segunda-feira (17) divulgaremos todos os resultados alcançados na operação.
Acompanhe nossas publicações pelo site http://hom.pm.ms.gov.br/ ou pelo Facebook; https://www.facebook.com/Comando-de-Policiamento-de-%C3%81rea-3-246744639003832/?ref=bookmarks
Assessoria de Comunicação Social CPA-3 / 7ºBPM







