Aquidauana (MS) – Ontem, (09.06), por volta das 19 horas, a Equipe de Radiopatrulha de Aquidauana, em rondas pelo Bairro Ovídio Costa I, nesta cidade, recebeu a informação de uma pessoa que transitava pela via, de que um homem havia sido alvo de disparo de arma de fogo em um estabelecimento comercial (lanchonete), localizado nas proximidades e que o autor teria se evadido do local, mas estava em um veículo ainda nas proximidades. Em posse das informações, a guarnição rapidamente efetuou buscas pela localidade, porém, de imediato não encontrou o autor do fato. Assim, foram até o local onde estava a vítima dos dois disparos, que já havia sido socorrida pela guarnição do Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Pronto socorro local para atendimento médico.
Assim sendo, uma equipe da Polícia Civil, juntamente com a guarnição de radiopatrulha foram até a unidade de saúde citada e encontraram um veículo de quatro rodas com as características semelhantes as informadas pela testemunha, que anteriormente informou a guarnição PM sobre o ocorrido. Abordagens foram feitas pelas localidades, porém, não foi encontrado nenhuma pessoa suspeita do ato criminoso. Nesse momento, a equipe da Polícia Civil, com a informação de que a ex-esposa do autor estudava em uma escola próxima ao Pronto Socorro e que haveria o risco de um atentado contra a integridade física da mesma, por parte do autor, decidiu encaminhar a referida mulher até a Delegacia de Polícia, a fim de garantir sua segurança. Para isso, um policial civil foi dirigindo o veículo de propriedade da mulher em tela (outro veículo, também de quatro rodas), enquanto o outro foi de viatura. Instantes depois, no decorrer do trajeto, o policial que dirigia o veículo da mulher não percebeu que, sentado no banco traseiro, estava o autor dos fatos que, no calor da situação, efetuou um disparto, agora no policial civil, enquanto ele dirigia. Vitimado pelo disparo, o policial então saiu do veículo, pedindo por socorro, e o ator, agora na direção do automóvel, tomou rumo desconhecido, levando consigo, a arma do policial que estava dentro do carro. Vendo isso, seu companheiro, também policial, o socorreu imediatamente, levando-o ao Pronto Socorro local.
Agora, já com todas as equipes policiais militares e civis empenhadas na ocorrência, iniciou-se uma busca pelo autor. Nesse instante, um policial militar da radiopatrulha, conduzia a ex-esposa do autor até a delegacia de polícia, enquanto os demais conduziam o veículo abandonado pelo autor dos disparos, quando, em dado momento, a mulher avistou o autor caminhando pela via pública e informou o policial. Imediatamente, o PM, de forma intrépida e corajosa, utilizando-se das técnicas legais para o caso, saiu da viatura e imobilizou o autor, dando-lhe voz de prisão, impedindo desastre maior. Tudo isso, imbuído do dever constitucional de promotor da paz e guardião da vida.
Logo após, o veículo utilizado na fuga foi encontrado pela Equipe PM Rotai (Rondas Ostensivas Táticas do Interior) em um estacionamento no centro de Aquidauana e a arma utilizada no atentado ao homem no Bairro Ovídio Costa e a do policial civil que ficou no carro utilizado pelo autor foram encontradas, junto com seis munições intactas, pela Equipe PM de Transito, dentro de uma sacola plástica, jogadas em uma esquina próxima ao local. Foram encontrados também, a cápsula deflagrada dentro do veículo utilizado pelo autor na fuga e estilhaços de munições na lanchonete, onde ocorreu os primeiros disparos.
À luz dos fatos, as duas pistolas e as munições acima citadas, bem como 14 munições calibre .22 que estavam no bolso do autor, no momento de sua prisão foram apreendidas, e o autor de 56 anos preso e conduzido a Delegacia de Polícia local, à disposição da justiça.
Acompanhe nossas publicações pelo site http://hom.pm.ms.gov.br/ ou pelo Facebook em nossa página https://www.facebook.com/pmaquidauana
Sargento Geosmar – Assessoria de Comunicação Social do 7º BPM.







