Aquidauana (MS) – Nesta quarta-feira (16), às 20h, na sede do Lions Club de Aquidauana, foi realizada formatura dos alunos do Projeto Bom de Bola, Bom na Escola (P.B.B.B.E). Os formandos são alunos da Rede Pública de Ensino – Escolas; C.A.I.C, Luiz Mongelli e Marli Russo Rodrigues – que firmaram convênio com a Polícia Militar. Na ocasião, também, ocorreu à formatura dos alunos da “Escolinha de Futebol do Lions Club de Aquidauana” que, devido o sucesso do Projeto Bom de Bola, Bom na Escola, buscou parceria com a PM para concretizar o projeto do Club nos mesmos moldes do Bom de Bola.
O projeto
O Projeto Bom de Bola, Bom na Escola, atende crianças e adolescentes de 09 a 17 anos e tem por objetivo principal promover a integração entre a Polícia Militar e a comunidade, bem como reforçar, nas crianças e adolescentes, o amor a família, os valores morais, o companheirismo e o patriotismo. Para tanto, são ministradas palestras de resistência às drogas, bullying, educação moral e cívica, dentre outras.
Além disso, é necessário que as crianças e adolescentes participantes estejam frequentando a escola, que mantenham frequência às aulas e que tenham boas notas, somente depois de cumprir esses requisitos é que recebem treinamento de futebol. “O futebol é a consequência do mérito de cumprir com os princípios basilares do projeto” – disse o Cabo Djalma que atua como instrutor.
O evento
O evento foi prestigiado por autoridades civis, militares e familiares dos formandos que foram recepcionados pelos anfitriões e apoiadores do projeto, o Comandante do CPA-3 (Comando de Policiamento de Área-3), Coronel Evaldo Mazuy, o Comandante do 7º BPM, Tenente-coronel Edson Furtado de Oliveira e o Presidente do Lions Club de Aquidauana, Sr. Júlio Carlos Klein.
Os melhores alunos, aqueles que se destacaram pela nota escolar, pela participação efetiva nas palestras ministradas e pelo desempenho no esporte foram agraciados com certificado de conclusão do projeto e com chuteiras de futebol society, os demais formandos, também, receberam certificados de conclusão do projeto. “Alguns garotos iniciam o projeto achando que só vão pra jogar bola, mas quando percebem que há regras a cumprir e que o futebol só é ofertado após o cumprimento dessas regras acabam desistindo, por isso todos recebem certificado, pois a demonstração de garra, de disciplina e vontade de superar aquilo que lhes foi imposto é digna de nosso reconhecimento, é isto que este certificado representa, o reconhecimento do esforço de cada um deles” – explicou o Cabo Djalma.f
Também foram homenageadas pessoas que se dedicaram pela implantação e manutenção do projeto, dentre as quais a Diretora da Escola Luiz Mongelli, Professora Ana Brites, neste ato representada pela Coordenadora da Escola, Professora Cristina Feitosa, a Diretora da Escola C.A.I.C, Professora Maria Inês Garajo, neste ato representada pelo Diretor Adjunto, Professor João Nogueira e a Professora Franciclébia Alencar de Oliveira que por muito tempo atuou como coordenadora pedagógica e é considerada madrinha do projeto.
Ao final da solenidade, o Comandante do CPA-3, Coronel Evaldo Mazuy, disse; “Hoje em dia nossas crianças e adolescentes são reféns de videogames, da televisão e da internet. Com advento do mundo moderno veio a necessidade de ambos os pais trabalharem e isso, por vezes, pode levar nossas crianças às ruas, a mercê da marginalidade e o que oferecemos com o Bom de Bola, Bom na Escola é uma saída saudável para essas crianças. Pretendemos, em 2016, ampliar nossos projetos, atender um número maior de alunos e implantar cursos que os auxiliem a decidir uma profissão quando adulto, esse é nosso sonho e convido todos a sonharem comigo, pois como já dizia Raul Seixas, um sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas um sonho que se sonha junto, esse se torna realidade” – finalizou o Comandante do CPA-3, Coronel Evaldo Mazuy.
Assessoria de Comunicação Social / CPA-3








