Aquidauana (MS) – Teve início nesta sexta-feira (02) a operação denominada “Operações Urbanas”. O evento foi deflagrado, orquestrado e coordenado pelo Comando de Policiamento de Área – 3 (CPA-3), envolvendo as Unidades Policiais subordinadas (Batalhões de Corumbá, Aquidauana, Jardim e a Companhia de Bonito e subunidades), abrangendo toda área oeste do Estado.
A operação compreendia em realização de Blitzes, intensificação de abordagens a locais mais propícios à ocorrência de ilícitos, bem como a intensificação de abordagens a veículos e pessoas em atitude suspeita, a operação iniciada na sexta-feira deu-se por encerrada na manhã desta segunda-feira.
Ao todo foram empregados em torno de 240 policiais e cerca de 40 viaturas, dentre as quais as novas Trailblazer que com sua aparência robusta e equipamentos de ponta, foram um diferencial na ostensividade e resultados da operação.
No decorrer da operação, foram abordados em torno de 550 veículos, mais de 800 pessoas, dentre as quais cerca de 40 conduzidas à Delegacia de Polícia por flagrante delito, ainda, houve apreensão de armas, drogas e remoção de veículos por irregularidades administrativas.
Destaques da Operação
Em Dois Irmãos do Buriti, um homem de 53 anos foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia por ter, em sua posse, 03 (três) armas longas, sendo três carabinas de calibres .22, .32, .38 mais respectivas munições.
No município de Miranda, policiais realizavam abordagem a bares, lanchonetes e outros locais de maior incidência de delitos. Foi em uma dessas abordagens que identificaram e detiveram um indivíduo de 23 anos foragido do sistema penitenciário com mandado de prisão em aberto.
Em Aquidauana, um rapaz de 23 anos ao avistar blitz tentou fugir do local com uma motocicleta, as equipes empenhadas realizaram acompanhamento tático e abordaram o mesmo. Ao proceder com a busca pessoal, a equipe localizou – na cintura do rapaz – um revólver calibre .22 municiado e mais 12 munições nos bolsos do abordado.
Ainda em Aquidauana, uma mulher de 36 anos foi abordada em um bar e ao ser checada no sistema integrado de segurança pública, ficou constatado um mandado de prisão em aberto contra a mesma.
No município de Anastácio, um homem de 54 anos foi detido por tráfico de drogas. No desfecho da ocorrência foram apreendidas 31 “paradinhas” de pasta base de cocaína. O autor tentou empreender fuga de moto, mas as equipes operacionais realizaram acompanhamento tático e, no trajeto, o homem perdeu a direção em uma curva, vindo a colidir com a cerca de uma residência.
Em Corumbá, um jovem de 22 anos foi abordado e detido por conduzir veículo sem possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e por ter alterado as características de identificação do veículo ao qual conduzia (placas de outro veículo e numeração de chassi raspada).
Ainda em Corumbá, um homem – 29 anos – ao avistar as equipes policiais procedendo com abordagens, tentou empreender fuga de moto, mas foi logo contido e submetido à busca pessoal, ocasião em que os militares flagraram, na cintura do mesmo, um revólver calibre .22 carregado com 07 (sete) munições.
Na cidade de Bonito, um jovem de 26 anos, também tentou evadir da abordagem policial. As equipes realizaram diligências localizando o veículo e condutor. Ao prosseguirem com a abordagem encontraram abaixo do assento do motorista, um revólver calibre .38 com 06(seis) munições intactas.
Também na cidade de Bonito, 05 (cinco) pessoas foram flagradas por tráfico de drogas, sendo três adultos presos e dois adolescentes apreendidos. No flagrante, também, foram apreendidas várias porções de maconha, três cigarros de maconha já preparados para o consumo, 05 (cinco) paradinhas de pasta base de cocaína e 01 (um) tablete de maconha.
Por fim, na cidade de Bela Vista, durante o desenvolvimento de rondas e abordagens, Policiais Militares foram informados por uma das pessoas abordadas que nas proximidades havia um veículo acidentado. Os militares deslocaram ao local indicado e localizaram o veículo em questão. Ao se aproximarem perceberam que os ocupantes haviam se evadido e que o veículo estava repleto de tabletes de maconha em seu interior. A droga foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Polícia, totalizando 473 (quatrocentos e setenta e três) quilos. Os traficantes empreenderam fuga a nado pelo rio Apa (que delimita a fronteira do Brasil com Paraguai), todavia já há informações da identidade dos mesmos e o caso segue sob investigação.
Em contato com esta Assessoria, o Comandante do CPA-3, Tenente Coronel PM Márcio Filgueiras de Moraes, nos comentou: “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, tanto que continuaremos a realizar operações gerais ou setoriais, em dias e horários inopinados, pois nossa preocupação é com a vida, o patrimônio e o bem-estar da comunidade” – pontuou o Comandante.
Essas e outras notícias você pode acompanhar pelo site http://hom.pm.ms.gov.br/ ou em nossa página no Facebook; https://www.facebook.com/Comando-de-Policiamento-de-%C3%81rea-3-246744639003832/?ref=bookmarks
Sargento PM Silgueiro – Assessoria de Comunicação Social CPA-3







