
Bonito (MS) nesta sexta-feira (24) e sábado (25), no período entre 20:00h e 00:00h, a Polícia Militar de Bonito realizou a “Operação Cidadão Consciente” abordando estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas, entregando panfletos e orientando a cerca dos males causados pela ingestão de álcool, conscientizando sobre a problemática nacional do consumo de bebidas alcoólicas por menores e destacando as responsabilidades criminais e administrativas daqueles que vendem qualquer substancia psicoativa que cause dependência a menores de 18 anos.


Dentre os males imediatos causados devido ao exagero no consumo pode ser citado, por exemplo, acidentes de trânsito, violência torpe e gravidez indesejada, além disso, o uso contínuo de bebida alcoólica resulta em problemas de saúde como cirrose e problemas familiares.

O uso precoce do álcool tem sido motivo de preocupação recentemente e a ação de Polícia Comunitária para a prevenção desse problema se torna fundamental. Segundo o VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública e Privada de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras, desenvolvido pelo Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (OBID, 2005), a idade média do primeiro consumo de álcool entre 50.890 estudantes avaliados, gira em torno dos 13 anos de idade. Por esse motivo, ressalta-se a importância da atuação preventiva que tem a finalidade de reduzir o acesso de bebida alcoólica ao menor e futuramente impedir que o mesmo faça uso de drogas ilícitas, uma vez que o álcool pode atuar como porta de entrada para outras drogas.

Dessa forma, a Polícia Militar através da iniciativa da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar, atuou tanto na área central quanto em bairros periféricos desenvolvendo a ação preventiva visando a melhoria no desenvolvimento social do cidadão de Bonito e Bodoquena.
Assessoria de Comunicação Social PM Bonito/MS







