Jardim(MS) – Ontem (18), o 11º BPM realizou uma marcha alusiva ao Patrono da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, onde participaram os policiais militares de folga da sede e demais subunidades (Guia Lopes da Laguna, Distrito do Boqueirão, Distrito do Alto Caracol), além de policiais militares da 1ª Companhia Independente (Bonito).
A marcha militar teve início na quadra de esportes da sede do 11º BPM, onde o Tenente Lafayette explanou a história do senhor Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Tiradentes foi dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, e atuava na época do Brasil colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Ficou conhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira, e a data em que ele foi executado, 21 de abril, transformou-se em feriado nacional, em sua homenagem. Por sua demonstração de amor à Pátria, foi homenageado em 1946, quando o então presidente Euríco Gaspar Dutra assinou o Decreto Lei nº 9.208 de 29 de abril, instituindo o dia 21 de abril como o Dia das Polícias Militares e Civis, sendo, também considerado o Patrono Cívico da Nação brasileira.
A marcha militar teve como destino o “Cemitério dos Heróis”, local onde heróis anônimos lutaram bravamente pelo estabelecimento das fronteiras brasileiras, em uma das batalhas da Guerra do Paraguai.
O Coronel Camisão, o tenente-coronel Juvêncio e o guia Lopes, fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira que combateu o exército do ditador paraguaio Solano Lopes. A guerra foi o maior conflito armado ocorrido na América do Sul.
Durante a guerra, Camisão, Juvêncio e Lopes tiveram suas vidas ceifadas pelo cólera, e foram enterrados na margem esquerda do Rio Miranda, onde está localizado o cemitério. Dos três mil soldados brasileiros que integravam a unidade, somente setecentos sobreviveram, mas todos poderiam ter morrido sem a atuação corajosa dos três heróis.
Após a palestra sobre a epopéia da Retirada da Laguna, realizada pelo 2º Tenente Andrusaitis , da 4ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada, os policiais militares retornaram até a sede do 11º BPM, onde finalizou a marcha, totalizando um percurso de 11 quilômetros.
Ao término da marcha, os policiais militares se confraternizaram na sede da Associação dos Cabos e Soldados da PMMS, onde participaram de um delicioso jantar.
Assessoria de Comunicação Social do 11º BPM – CPA3







