Jardim (MS) – Na sexta feira (09), ocorreu a solenidade em alusão aos 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo, data Magna da Marinha Brasileira, que é comemorada no dia 11 de junho.
A solenidade ocorreu no navio de transporte de tropas “Levergê” que estava ancorado no porto da cidade. Durante o evento foram entregues várias medalhas militares e diplomas a militares destaques.
Em suas palavras o Capitão-Tenente Sandro Silvestri, comandante da Agência Fluvial de Porto Murtinho, unidade da Marinha do Brasil, disse “que a data lembra uma das mais importantes batalhas de que o Brasil já participou, na qual a Marinha teve um papel muito importante”.
O Riachuelo é um dos afluentes do rio Paraguai, almejado pelo país vizinho para obter o controle do curso d’água no intuito de favorecer a sua expansão até o oceano, onde poderia se lançar à exportação, melhorando a economia.
O ponto onde houve a batalha fica na província de Corrientes, na Argentina. Esse conflito foi considerado importante para a vitória da Tríplice Aliança, formada pelo Brasil, Uruguai e Argentina, na Guerra do Paraguai.
Participaram do evento: Tenente Coronel Admilson Cristaldo Barbosa, comandante do 11º BPM, senhor Derlei Delevatti, prefeito de Porto Murtinho, Tenente Edson Ferreira Salustiano, comandante do 3º Pelotão de Polícia Militar em Porto Murtinho, entre autoridades civis e militares.
Assessoria de Comunicação Social do 11º BPM – CPA3







