Campo Grande (MS) – O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (20/12) autorização para realização de Processo Seletivo Interno para os Cursos de Habilitação de Oficiais, de Formação de Sargento e de Aperfeiçoamento de Sargento, totalizando 567 vagas para janeiro de 2020.
Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) – tem por finalidade capacitar profissionalmente os ocupantes ao posto inicial do Quadro Auxiliar de Oficiais da Polícia Militar – QAOPM, em suas funções gerais e específicas. Conforme o D.O foi disponibilizado 58 (cinquenta e oito) vagas a serem preenchidas pelos critérios de antiguidade e merecimento intelectual.

Curso de Formação de Sargento (CFS) – Foram disponibilizadas 266 (duzentos e sessenta e seis) vagas para o Curso de Formação de Sargento, sendo 10 (dez) para o Quadro de Praças Especialistas – Músicos/Instrumentistas e 256 (duzentos e cinquenta e seis) vagas para o Quadro de Praças da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
O CFS é destinado aos cabos da Polícia militar que preencham os requisitos e visa torná-los aptos a serem promovidos à Graduação de 3º Sargento, na qual exercerão a atividade fim, sendo auxiliar dos oficiais em educação, instrução, disciplina e administração, angariando a confiança dos seus chefes e a estima e o respeito dos seus subordinados.

Curso de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS) – Este curso é destinado a capacitar o 2° Sargento da Polícia Militar a desempenhar as funções inerentes a graduação subsequente, ou seja, primeiro sargento. Sendo destinadas 243 (duzentos e quarenta e três) vagas.

A medida atende a um antigo anseio dos policiais militares e é resultante da proposta encaminhada pelo Comandante-Geral, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública-SEJUSP e ao Governado do Estado de Mato Grosso do Sul.
No período de 2014 a 2018 foi ofertado um total de 3.291 (três mil duzentos e noventa e uma) vagas para os diversos curso destinados especificamente a capacitação dos policiais militares a serem promovidos, além de 937 (novecentos e trinta e sete) vagas para o Curso de Formação de Soldado, destinado a capacitar o profissional recém ingresso na carreira de praça da PMMS.
Nesse mesmo período foram promovidos mais de 5.095 (cinco mil e noventa e cinco) policiais, dos quais 46,5% tiveram suas promoções publicadas durante a gestão do atual Comandante-Geral.
Ainda nesta semana, na quarta-feira (18/12), foi publicada a homologação dos Concursos para Ingresso de praças e oficiais.
Segundo o Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, as recentes publicações oficiais valorizam as carreiras policial militar e manifestam o reconhecimento aos profissionais de segurança pública que se empenham na promoção de um Estado mais tranquilo e com melhor qualidade de vida. Para ele, essa conquista é o resultado dos esforços conjuntos do Governo do Estado, SEJUSP, Assembleia Legislativa e Comando da PMMS.
Assessoria de Comunicação Social da PMMS







