Campo Grande (MS) – A Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (Dpcom), esteve presente, no último fim de semana, de 14 a 17, na cidade de Dourados, onde participou da 10° caravana da saúde promovida pelo Governo do Estado.
A Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (Dpcom), que coordena os programas e projetos sociais desenvolvidos pela Polícia Militar: Florestinha, Banda de Música Mirim, Bom de Bola, Bom na Escola, Cematran (Centro Educativo de Múltiplas Atividades de Trânsito), Reação, Tiro Adaptado, Equoterapia, Patrulha Mirim e Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), se faz presente em 39 das 79 cidades do estado com o objetivo da proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
Durante o evento os projetos receberam visitas ilustres como a do Governador do Estado Reinaldo Azambuja e da Primeira Dama a Sra. Fátima Azambuja, o Sr. José Carlos Barbosa Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública como também autoridades diversas dos municípios locais e da comunidade de Dourados e região.
A atuação dos programas e projetos sociais nas atividades da caravana da saúde contribui para o fortalecimento do exercício da cidadania, o respeito às normas legais, a preservação do meio ambiente, a elevação da autoestima e o respeito aos valores familiares, como também a prevenção ao uso de drogas e da criminalidade.
A Policia Militar através da Dpcom, junto com parceiros atingiu o índice de ampliação dos projetos em torno de 30% em 2015, sendo que essa porcentagem foi superada por alguns projetos em regiões específicas. Em 2016 o objetivo é manter o índice de ampliação dos atendimentos entre 20 e 30%. Outra grande conquista foi a formalização dos projetos sociais através da criação da Associação dos Programas e Projetos Sociais da PMMS (Assp- MS), que em linhas gerais objetiva apoiar com recursos materiais e humanos os projetos educacionais da PMMS.

Os programas e projetos da Polícia Militar participaram até o presente momento de todas as dez edições da caravana. Com essas ações pontuais e diversas outras a Policia Militar se estabelece como um órgão constitucionalmente imbuído das missões de preservação da ordem pública, através de estratégias de prevenção, policiamento ostensivo preventivo e medidas operacionais diversas, sempre trabalhando em prol de um único objetivo que é salvaguardar vidas humanas.









