Foi lançado hoje na capital o Programa Rede Solidária, que se trata de uma parceria entre o Governo Estadual e o presidente do órgão que reúne os países de Língua Portuguesa na Organização das Nações Unidas (ONU) no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Metas essas firmadas por 193 líderes mundiais em Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque.
A Agenda com os 17 ODS deve ser implantada por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos e a iniciativa estadual é uma das pioneiras no Brasil.
A Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos é um dos parceiros do governo estadual nesta caminhada e partilha do objetivo comum que é a proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e irá contribuir inicialmente com ciclos de palestras como: Drogas, Trânsito, Meio Ambiente, Bullying, Inclusão Social e a influência do esporte na vida das crianças e dos adolescentes.
Estarão inseridos também no Programa Rede Solidária os Projetos Sociais da Polícia Militar dentre eles:
- PROERD PAIS:
Proerd pais ou Proerd adulto é o curso voltado para a educação da andragogia. Desenvolve o trabalho de prevenção e principalmente a orientação aos pais de como agir em relação aos filhos no combate ao uso de drogas licitas e ilícitas. Este trabalho acontece em cinco encontros com duração de duas horas cada, podendo ser realizado com encontro semanal ou cinco dias corridos.
- PROJETO PATRULHA MIRIM:
A Patrulha Mirim é um programa de ação social participativa, cujo maior objetivo é integrar a sociedade e a Polícia Militar de MS, aproximando os jovens e suas famílias, valorizando e difundindo a cultura da paz, o esporte e o lazer. O projeto tem por objetivo proporcionar aos jovens uma oportunidade de contato com várias áreas do conhecimento, através de lições e instruções que são repassadas utilizando-se da disciplina militar, buscando com isso, afastar esses jovens de oportunidades negativas ao seu desenvolvimento pessoal. Tem como finalidade abrir novos horizontes à criança e ao adolescente, resgatando a cidadania, a dignidade humana, a valorização da família, o civismo, encorajando e estimulando-os para a vida harmoniosa em sociedade. Outra premissa é o estimulo à frequência e permanência na escola, bem como seu rendimento escolar.
- BOM DE BOLA, BOM NA ESCOLA:
Trata-se de um dos mecanismos da Polícia Comunitária e visa a oferecer aos jovens com idade entre 10 e 17 anos a possibilidade de realizar escolhas saudáveis, afastando os adolescentes das drogas e da violência, promovendo a paz e praticando a cidadania através do esporte.
O projeto teve suas atividades iniciadas em abril de 2010 e têm como premissa promover a inclusão social através da parceria entre a Polícia Militar, Família e Escola.