Sete candidatos que são ex-alunos da banda mirim da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul foram aprovados no último concurso para ingresso no Curso de Formação de Soldados da corporação. O projeto existe há 27 anos e contribui com a formação através da música.
Segundo o regente e coordenador técnico estadual da banda, 2º SGT PM Teófilo Rafael, a aprovação mostra a importância da banda mirim da PMMS.
História – A unidade foi criada em agosto de 1995 por dois oficiais: Capitão PM Audalho Torres Barbosa e 1º Ten PM José de Jesus Souza de Barros (In Memorian), com o apoio da então primeira-dama do Estado, Nely Martins Bacha (In memorian). Através da extinta Promosul (Fundação de Promoção do Estado de Mato Grasso do Sul), ela propiciou a ativação do programa que atende jovens com idade entre 10 e 21 anos.
A banda é subordinada à Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos e tem como diretor o Coronel PM Alexandre Rosa Ferreira. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Campo Grande.
Atualmente, 103 crianças, adolescentes e jovens são atendidos pelo programa no contraturno escolar. A banda já ganhou diversos prêmios em concursos nacionais e estaduais, inclusive o prêmio nacional em 1998, em sua categoria de Banda Musical Infanto-Juvenil.
Mais de três mil famílias já foram contempladas com o aprendizado e a profissionalização de seus filhos, que agora, na idade adulta, estão inseridos na carreira musical, integrando bandas de música da Marinha do Brasil, do Comando Militar do Oeste, da Base Aérea de Campo Grande, da Escola de Especialistas de Aeronáutica em Guaratinguetá (SP), da Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Militar do MS, da Orquestra Municipal de Campo Grande, de igrejas evangélicas, entre outras orquestras.
O programa é coordenado pelo Major PM Air Cícero Silva Cansanção, coordenador estadual.







