Campo Grande (MS) – No último domingo (10), policiais militares da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, em atendimento a ocorrências de Violência Doméstica, efetuaram a prisão de dois homens.
Na tarde do Dia das Mães, a equipe do Pelotão da Coophatrabalho foi acionada via 190 para atender uma ocorrência de Violência Doméstica no Bairro Recanto dos Pássaros. No local a vítima relatou que, na noite anterior após ingerir bebida alcoólica, seu esposo teve uma crise de ciúmes e começou a discutir com ela, e que na data de hoje ingeriu bebida alcoólica novamente e ficou agressivo, vindo a quebrar a porta da casa e alguns objetos, e que também a ameaçou com uma faca. Apesar da faca não ter sido localizada e a vítima não possuir leões aparentes, o casal foi encaminhado a DEAM para que fossem tomadas as devidas providências.
Já no período da noite a equipe do pelotão da Vila Popular, foi acionada para atender uma ocorrência de Violência Doméstica, onde o autor estava agredindo mãe e filha. No local, uma das vítimas e enteada do autor, relatou que seu padrasto estava armado com uma faca ameaçando sua mãe, sua prima, seu namorado e sua irmã, que o mesmo ameaçou sua mãe dizendo para ela ir embora da residência, senão iria mata-la e quebrar a outra perna da mesma, visto que segundo a vítima, no final do ano de 2019, ele já teria agredido sua mãe, quebrando uma de suas pernas.
A vítima informou ainda que apesar de estar grávida, entrou na frente do autor e disse que ele não iria encostar em sua mãe, momento este que foi agredida com um chute na perna direita, e que posteriormente o autor entrou na residência pegando uma faca e ameaçando a vítima de morte, momento em que ela conseguiu fugir para fora da casa.
Ainda dentro da residência em posse da faca, o autor agrediu a prima e a irmã de dois anos da vítima, que também é filha do autor. O namorado da vítima, presenciando a agressão tentou segurar o autor, sendo também ferido no braço, momento em que pegou uma pedra e acertou a cabeça do mesmo.
No local a guarnição encontrou a faca usada nas agressões e realizou a prisão do autor. As vítimas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas para atendimento médico. O autor, que também desacatou, a Guarnição durante a prisão, foi encaminhado à DEAM para as devidas providências.
A cada dia mais ocorrências que envolvem Violência Doméstica, são atendidas pela Policia Militar, com o objetivo de tentar reduzir esses números, em Mato Grosso do Sul foi implantado o Programa Mulher Segura – PROMUSE, um programa que acompanha de perto as vítimas de Violência Doméstica, fazendo parte da rede de proteção à mulher, com o intuito de facilitar o acesso das vítimas aos meios de proteção a que elas têm direito.
As estatísticas do PROMUSE apresentam um número crescente de mulheres vítimas de Violência Doméstica atendidas pelo programa a cada dia, isso ocorre por conta do programa “abraçar” essas mulheres e fazer sempre o melhor para atendê-las. O número MPU (Medidas Protetivas de Urgência) também são crescentes conforme aumenta o número de mulheres participando do programa, tornando o atendimento as violências domésticas mais rápidos e precisos.







