Desde o lançamento oficial do Programa Campo Mais Seguro pelo Governo do Estado no início do último ano, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul tem realizado o chamado ‘Policiamento Rural’, que consiste no patrulhamento ostensivo e preventivo, com foco na segurança do homem do Campo e propriedades rurais. Nesse contexto, o Comando de Policiamento de Área 3/PMMS, com área de atuação no Pantanal Sul-mato-grossense, nas regiões que compreendem Aquidauana, Jardim, Bonito, Corumbá e outras 10 cidades subjacentes, tem designado equipes de policiais para atuarem em pontos sensíveis com maior agilidade, a fim de coibir a prática furtos, roubos, abigeatos e outros, garantindo as atividades agropecuárias dos produtores rurais com o que há de melhor em tecnologia e segurança pública.
Dando continuidade a esse tipo de trabalho, o Coronel PM Marcos do Nascimento Silva, Comandante do CPA-3, coordenou no início da manhã de ontem (29.03), mais uma grande ‘força tarefa’ de combate a esses tipos de crimes, chamada de “Operação Campo Mais Seguro – Policiamento Rural”. Tal ação integrada, que conta com a participação da SEJUSP, DELEAGRO, DOF, bem como do BOPE e Grupamento Aéreo da PMMS, além do empenho de um maciço aparato logístico, de inteligência e de efetivo das unidades operacionais subordinadas, tem por objetivo principal a apreensão de produtos ilegais e a prisão de envolvidos em crimes relacionados ao ambiente rural.
Como esperado, passadas poucas horas do início da Operação, veio a primeira resposta ao crime, com a apreensão de 03 (três) armas de fogo das mãos de quatro pessoas, em locais estratégicos, considerados portais de saídas da região urbana de Aquidauana, rumo ao trecho rural. De forma resumida, uma das equipes empenhadas na Operação (Força Tática do 7º Batalhão PM), recebeu denúncia anônima de que haviam dois homens em um táxi (25 e 29 anos de idade, respectivamente), transportando armas de fogo nas regiões do Bairro Nova Aquidauana e Vila Trindade a fim de comercializá-las e que tais armamentos poderiam chegar às mãos de criminosos que as utilizariam para cometer crimes contra moradores das zonas rurais do município. Com essas informações, a equipe foi aos pontos indicados na denúncia e flagrou os ocupantes do veículo de posse de 02 (dois) revólveres calibres .22 e cal. 38, no momento da negociata com outros dois homens envolvidos (22 e 77 anos de idade, respectivamente) que já os esperava em um ponto estratégico com outro revólver calibre .38. Questionados, assumiram a autoria dos crimes.
Além das ações acima citadas, outras estão previstas para os próximos dias em toda a região, como resposta ao furtos de armas ocorridos nas zonas rurais nas últimas semanas. Como dito anteriormente, o objetivo é garantir a segurança e tranquilidade dos moradores rurais e zelar pelos seus bens.
# Comando de Policiamento de Área 3 – Sua segurança é a nossa prioridade!
(Assessoria de Comunicação Social do CPA-3/PMMS)







