Fátima do Sul (MS) – Na manhã de quarta-feira (18/05), policiais militares da sede do 14º Batalhão, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Projeto “Bom de Bola”, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros participaram da carreata e panfletagem em alusão ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
A ação, que foi acompanhada pela Comandante do 14 Batalhão da Polícia Militar Tenente-Coronel Sandra Regina dos Santos, também marca o encerramento da Operação Parador 27 no âmbito do 14º Batalhão da Polícia Militar, que teve início em 02 de maio de 2022.
Operação Parador 27
Coordenada pelo Governo Federal, a Operação Parador 27 é executada pelos estados da federação com o intuito de desenvolver ações efetivas, concentrando esforços para ações de inteligência policial, preventivas e repressivas, visando o combate à exploração sexual de crianças e de adolescentes.
Com início no dia 02 de maio e encerramento às 06h do dia 18/05/2022, durante a referida Operação foram realizadas fiscalizações em pontos considerados vulneráveis nas saídas das cidades de Fátima do Sul, Vicentina, Jateí, Glória de Dourados e Deodápolis, com seus respectivos distritos, com intuito de abordar caminhões e carretas, checando e identificando condutores e passageiros.
No decorrer do período foram empregados 86 (oitenta e seis) policiais militares, que realizaram abordagem a 254 (duzentos e cinquenta e quatro) veículos, dos quais 04 (quatro) foram apreendidos.
Foram apreendidas 05 (cinco) armas de fogo e 02 (dois) menores de idade foram conduzidos à Delegacia de Polícia, com a presença de seus responsáveis e o Conselho Tutelar.
Foram 316 (trezentas e dezesseis) pessoas abordadas e orientadas sobre a importância da proteção às crianças e adolescentes, das quais diversas trabalham em bares e restaurantes com funcionamento noturno.
Ainda, foram apreendidas porções de entorpecentes (maconha e cocaína), sendo 01 (um) mandado de prisão em aberto cumprido.
A operação faz referência à Campanha Nacional Maio Laranja.
Em 2000, por intermédio da Lei 9.970, foi instituído o dia 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
A data foi instituída em homenagem a Araceli Cabrera Crespo, que, em 18 de maio de 1973, contando com apenas oito anos de idade, desapareceu. Após seis dias, o corpo da menina foi localizado num terreno baldio, próximo ao centro da cidade de Vitória, Espírito Santo. A menina foi espancada, estuprada, drogada e morta.
Sendo assim, a data se tornou emblemática como luta contra a violação de direitos humanos, sendo ressaltada na manhã desta quarta-feira pelas crianças e adolescentes do Projeto Bom de Bola, Bom na Escola, que participaram de uma blitz educativa, no intuito de orientar e divulgar os telefones e as redes de apoio às vítimas de exploração sexual.
Disque 100
O “Disque 100” é um serviço gratuito para qualquer cidadão fazer denúncias contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, além de estar disponível o telefone do CREAS (67) 3467-7546.
O serviço disque 100 funciona 24 horas nos sete dias da semana, para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
Além disso, as denúncias também podem ser feitas ao Conselho Tutelar e à Polícia. Denuncie, não se cale!








